Ciclo de Estudos Como Estudar Para Concursos Organização do Estudo

Posso abandonar uma disciplina de Concurso Público?

É muito comum os concursandos e concursandas ficarem em dúvida se podem abandonar uma disciplina de concurso público depois de estudar todo o conteúdo que cairá na prova. Principalmente quando há muitas matérias para estudar. Se você também tem essa dúvida, espero te ajudar!

O estudo das diferentes disciplinas de uma prova de Concurso Público passa por diferentes fases quanto ao aprendizado. Há aquelas que demandam maior aprofundamento e dedicação. Outras, nem tanto.


Fases de estudo de uma disciplina de Concurso Público

A primeira fase no estudo de uma disciplina é a do estudo básico, que é mais conceitual. É aqui que começamos a aprender a disciplina e criaremos o alicerce para que possamos fazer as questões de prova depois.

A segunda é a do estudo intermediário ou do aprofundamento. Nessa fase, devemos fazer diversos exercícios, se possível estudando as explicações das resoluções das questões. É aqui que vamos aprender a pensar como a banca organizadora do concurso.

A terceira e última fase é a do estudo avançado ou do automatismo. Nela, aprendemos a fazer cada vez mais questões e mais rapidamente.

Durante a preparação para Concurso Público, você vai estudar sem saber quando sairá um edital. Por isso, é muito importante fazer um ciclo de estudos avançando em cada uma das fases sempre que possível.

Como o conteúdo de muitos concursos é imenso, não dará tempo para que atinja a terceira fase em diversas disciplinas. Então se preocupe em atingi-la nas disciplinas básicas e/ou nas que costumam eliminar mais.


Terminar de estudar não é sinônimo de tirar uma disciplina do Ciclo de Estudos

O ciclo de estudos é uma estratégia que se adaptará à rotina de cada pessoa. Ele é composto por disciplinas que deverão ser estudadas na ordem em que aparecem nele. Independente do dia e da hora em que está estudando, dando continuidade de onde parou no estudo anterior. Caso você queira aprender a montar um ciclo de estudos, consulte os outros artigos do Método de Estudo aqui: ciclo de estudo: conceito e ciclo de estudos: prática.

Sempre que necessário, refaça o seu ciclo de estudos. Enquanto não tiver todas as disciplinas do concurso, vá aos poucos as incorporando. Evite abandonar qualquer disciplina, por mais que já esteja bem nela.

Conforme for pegando mais base na disciplina, diminua o seu tempo de estudo. Por exemplo, se você dedicava 2h30 do seu ciclo de estudos para estudar Português, pode diminuir para 2h ou 1h. Isso quem vai decidir é você!

Deixe ao menos 30 minutos dentro do seu ciclo para revisar as disciplinas que já tenha esgotado todo o conteúdo. Leia os seus resumos, faça alguma prova da disciplina ou relembre as fórmulas. Mais uma vez, concursandos e concursandas, nunca abandone uma disciplina, mesmo depois de esgotar todo o conteúdo cobrado no Concurso Público.


Por que não devo abandonar uma disciplina de concurso depois de estudar todo o conteúdo?

Abandonar uma disciplina depois que terminar de estudar todo o conteúdo é sabotar as suas pretensões de ser aprovado no Concurso Público. Uma vez que você irá esquecê-la em poucas semanas ou meses.

Sou totalmente contra esta forma de estudar. Explico melhor sobre o motivo de não abandonar uma disciplina mesmo depois de esgotar todo o conteúdo no vídeo dessa semana. Confira!


Livre para compartilhamento, desde que mencione este artigo com o respectivo link. Caso não esteja conseguindo visualizar o vídeo, clique aqui.


Manter o estudo na memória é mais importante do que só se preocupar em esgotar todos os tópicos do programa. Por isso, opte por estratégias que te garantam um potencial máximo de aprendizado.

Um abraço do Alexandre Meirelles e boas HBCs!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

Respostas

  • Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado :)

  • Mestre, como eu comentei nos artigos, como fazer sistema consistente e viável de revisão para ciclo de 10 ou mais disciplinas? pois aquele método de revisão 7 dias 24 horas e 30 dias é complicado para um ciclo de uma grande quantidade de disciplinas.Se for possível fazer um artigo sobre revisões nos ciclos de estudos, eu lhe agradeço.Aguardo resposta.Abraços

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Ciclo de Estudos
    • Como Estudar Para Concursos
    • Organização do Estudo

    Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

    Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

    Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

    08/05/2020