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Alimentação e os concursos públicos

Como a alimentação pode fazer a diferença na preparação para os concursos públicos? Veremos neste artigo como ela é importante no dia a dia dos seus estudos e na hora da prova também. A ideia é trazer quais são os “amigos” e os “inimigos” do seu cérebro, a nossa principal ferramenta na busca da tão sonhada aprovação.

Quando começamos a estudar, temos que ter a consciência que dependemos demais do nosso cérebro. É ele que vai fazer você conquistar algo neste mundo dos concursos. Vamos analisar o que ele precisa para funcionar bem, e não só ele, mas o resto do corpo também.

Nosso cérebro, que possui massa em torno de 1,3kg, consome de 20 a 25% das calorias e 1/3 do oxigênio diários, isso “pesando” somente cerca de 2% da nossa massa corporal. Nós respiramos aproximadamente 20 mil vezes por dia. Por minuto ele precisa de pelo menos 750ml de sangue circulando constantemente. Essa quantidade de sangue é tão seriamente controlada e necessária que se a diminuirmos em 1% já bastará para termos alguma espécie de mal-estar ou desmaio.

O cérebro, ao contrário dos músculos, não consegue armazenar carboidratos, e por isso requer um suprimento constante de glicose, que somente pode chegar a ele por meio da circulação sanguínea. Ele queima 120g de glicose diariamente. Quando seu nível cai, nós perdemos a capacidade de concentração. Porém, manter a taxa muito alta também é ruim, então não podemos exagerar.

MELHORES ALIMENTOS PARA ESTUDAR PARA CONCURSOS:

OS “AMIGOS” DO CÉREBRO

Sendo assim, para você se manter em boas condições mentais, precisa tomar um bom café da manhã e fazer pequenos lanches e refeições ao longo de todo o dia, evitando permanecer várias horas sem se alimentar.

Para metabolizarmos a glicose, necessitamos de ferro. Se você for mulher, preocupe-se mais ainda com o consumo desse mineral, por causa do período menstrual. Baixos índices de ferro no organismo prejudicam imensamente o funcionamento do cérebro.

A hortaliça com maior concentração de ferro é o brócolis, mas é aconselhável que ele seja cozido, porque quando cru contém certas enzimas que prejudicam a absorção de seus nutrientes. Convém salientar  que o ferro encontrado nos alimentos de origem animal é melhor que o de origem vegetal. Também é bom saber que o ferro encontrado em suplementos às vezes afeta nossa digestão, causando diarreia, então prefira seu consumo por meio de alimentos.

Tudo bem, precisamos nos preocupar com nossa alimentação, mas basta ingerirmos qualquer alimento? Óbvio que não, precisamos nos preocupar com qual tipo de alimento estamos mandando para nosso cérebro. Ingerindo os alimentos corretos, aumentamos a capacidade de raciocínio, aprendizado e memória.

Então quais seriam os alimentos mais indicados? São vários, tais como: cereais integrais, frutas, legumes, vegetais, ovo, lecitina de soja, alimentos que possuem ômega 3 (salmão, atum, sardinha e óleo de linhaça), azeite de oliva, castanha-do-pará, chocolate amargo ou meio amargo, frutas vermelhas, frango, peixes, banana, feijão, maçã e brócolis. Há estudos que aconselham também nozes e espinafre.

Cada alimento mencionado possui uma função diferente para o bom funcionamento do seu cérebro, mas não nos cabe aqui tratar detalhadamente uma a uma.

Ingira um bom café da manhã, preferencialmente com frutas, cereais, leite e seus derivados, como iogurtes. Ele deve conter de 20 a 25% das calorias diárias e se for reforçado, seu almoço será menos pesado, reduzindo o sono que surge à tarde. Uma alimentação ruim ao acordar compromete todo o seu desempenho físico e mental durante o resto do dia. Inclua nele pelo menos meia banana, de preferência uma inteira, devido ao seu potássio. Uma fruta que tenha vitamina C também é bastante indicada, como laranja, limão ou kiwi.

Caso não seja acostumado a comer ao acordar, pelo menos tome uma vitamina de frutas ou algo parecido e com o tempo melhore seu desjejum, mas em hipótese alguma deixe de ingerir bons alimentos pela manhã. Sei que há diversas pessoas que não comem nada pela manhã, ficam até a hora do almoço sem praticamente nada no estômago e ainda afirmam que rendem bem nos estudos matutinos. Saiba que poderá até render bem de manhã em jejum, mas seu desempenho no restante do dia ficará seriamente prejudicado.

Para você se convencer definitivamente da importância do café da manhã, um estudo mostrou que crianças que ingeriam refrigerantes e doces nessa refeição tinham o mesmo nível de atenção e memorização das informações de pessoas com 70 anos de idade. E mais, outro estudo mostrou que pessoas que não consomem nada no café da manhã possuem 4,5 vezes mais chances de se tornarem obesos do que as que consomem um bom café da manhã.

Há um ditado que diz: Tome um café da manhã de um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu. Siga-o.

Acrescentando mais informações aos tipos de alimentos mais recomendados, é interessante sabermos quais são os mais indicados para consumirmos durante o estudo ou uma prova, por exemplo.

Os ricos em açúcar elevam rapidamente o nível de glicose, mas o efeito dura pouco e você pode, em um curto espaço de tempo, ficar com um estado mental pior do que antes do seu consumo. O consumo de açúcar pode levar a uma queda no nível de glicose 20 minutos após sua ingestão, antes do final da sua prova, por exemplo.

Os alimentos mais recomendados nessas horas são os ricos em amido e fibras, como pães integrais, barras de cereal, legumes e vegetais, pois promovem um aumento lento e moderado da glicose, durando mais tempo. Obviamente, os dois primeiros exemplos são mais indicados para levar para uma prova, espero que ninguém leve uma berinjela ou um pé de couve-flor. Estudos recentes mostram que esses tipos de alimento promovem uma maior resistência mental. Ciente disso, leve para a prova uma barra de cereal, em vez de uma de chocolate, como muita gente recomenda.

Falando de chocolate, ele pode não ser indicado para consumo durante a prova, mas no seu dia a dia de estudante é indicado sim, desde que seja amargo ou meio amargo. Ele libera dopamina, que traz prazer e motivação. Logo, se estiver desanimado para estudar, coma um pedaço. Claro que não é para abusar de seu consumo porque engorda, mas um pedaço de vez em quando vai ser bom para seu estudo. Bem, eu como todos os dias desde adolescente, então sou suspeito para dar essa dica (rs.).

Seu cérebro consome muita energia, por isso produz grandes quantidades de radicais livres, tornando-se muito importante o consumo de antioxidantes para combatê-los. Os vegetais são alimentos ricos em nutrientes antioxidantes, principalmente folhas verdes e vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e couve. Brócolis no vapor e salada de espinafre são ótimos para combater os radicais livres. Além dos vegetais, outros alimentos muito indicados são amoras pretas, nozes, morangos, alcachofras, uvas-rubi e framboesas, pois possuem uma concentração de antioxidantes por peso até maior do que a dos vegetais.

O QUE EVITAR NA SUA ALIMENTAÇÃO ENQUANTO ESTUDA PARA CONCURSOS:

OS “INIMIGOS” DO CÉREBRO

E quais são os vilões? Açúcar, álcool, gorduras e carnes vermelhas, principalmente se preparadas em frituras. Tente evitar esses tipos de alimento ao máximo.

Além deles, falta ainda comentar um pouco sobre o cigarro e o álcool, que são verdadeiros venenos para a oxigenação do cérebro.

O álcool prejudica principalmente a memória de curta duração, logo, dificulta muito a retenção de novas informações. Alguns estudos demonstraram que mesmo o consumo de pouca quantidade prejudica a memorização. Claro que não estou aqui dizendo que é para deixar de tomar seu choppinho semanal, caso goste, mas sim para estar consciente de que até mesmo o consumo de baixas quantidades afetará seu cérebro. Principalmente após o lançamento do edital, pense seriamente em fazer uma abstinência total ou quase completa. Quando você bebe em demasia, além de prejudicar seus neurônios, compromete seriamente todo o seu estudo do dia seguinte. É bom de vez em quando sair para relaxar, mas como diz o Ministério da Saúde: Beba com moderação.

O fumo diminui a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro e o envio de nutrientes para as células. Bem, preciso dizer mais alguma coisa? Talvez mencionar um estudo que provou que, em média, indivíduos que fumavam um ou dois maços de cigarro por dia apresentavam desempenho pior em testes de memorização quando comparados a pessoas não fumantes.

NÃO ESQUEÇA DA ÁGUA!

Por fim uma dica que considero essencial: beba muita água, pois ela é importantíssima para o seu bom desempenho mental, porque facilita as sinapses, que são as ligações entre os seus neurônios. Sua absorção é imediata, ao contrário de sucos e refrigerantes, por exemplo. Logo, sempre dê preferência à água, e não a outras bebidas. Acostume-se a estudar com um copo d´água do lado e beba um gole a cada dez minutos. Não se esqueça de que seu cérebro precisa de bastante água, principalmente quando você está estudando.


Livre para compartilhamento, desde que mencione este artigo com o respectivo link.

Um abraço do Alexandre Meirelles, saúde e muitas HBCs!

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Respostas

  • Quanto tempo os alimentos demoram após serem digeridos, a aumentar a performance do cérebro.

  • Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    • Obrigado pelo comentário, Vera.
      Ficamos felizes em saber que nossos conteúdos são importantes para sua preparação =)
      Não deixe de acompanhar nossas próximas dicas aqui no blog e em nosso canal no Youtube também.
      Abraços e bons estudos!!!

  • Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabénsl

    • Que bom que gostou, Glaucia!
      Agradecemos o seu comentário e desejamos muito sucesso em sua preparação =)
      Não deixe de acompanhar nossos próximos conteúdos, esperamos que contribuam para sua aprovação.
      Abraços e bons estudos!!!

  • Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    • Que bom que gostou, Vera!
      Agradecemos o seu comentário e desejamos muito sucesso em sua preparação =)
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      Abraços e bons estudos!!!

    • Agradecemos o seu comentário, Luana!
      Desejamos muito sucesso em sua preparação e esperamos que nossos conteúdos contribuam para sua aprovação ;)
      Não deixe de acompanhar nossas próximas dicas aqui no blog e em nosso canal no Youtube.
      Abraços e bons estudos!!!

  • Fácil de entender, parabéns e continue assim sempre. Ótimo artigo, gostei muito

    • Que bom que gostou, Marisa!
      Agradecemos o seu comentário e desejamos muito sucesso em sua preparação =)
      Não deixe de acompanhar nossos próximos conteúdos, esperamos que contribuam para sua aprovação.
      Abraços e bons estudos!!!

  • Quero falar aqui que sua matéria me foi de muita ajuda e informação valiosa por ser de muita qualidade e bom conhecimento. São poucos sites que tem esse apreço pelo leitor. OBG

    • Ficamos felizes que tenha gostado, Dulce! =D
      Desejamos muito sucesso em sua preparação e não deixe de acompanhar nossos próximos conteúdos aqui no blog e em nosso canal no Youtube ;)
      Abraços e bons estudos!!!

  • Fico garto pela matéria, pois contribui muito para meus estudos. Quero seguir esse site e espero mais conteudos como esse. Na verdade é bem dificil conseguir boas materias assim, parabéns!

    • Que bom que gostou, Jhonatam!
      Agradecemos o seu comentário e desejamos muito sucesso em sua preparação =)
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      Abraços e bons estudos!!!

  • Tenho muitas dificuldades para emagrecer, espero que agora que encontrei seu site consiga colocar essas dicas em prática e alcançar o meu peso ideal. Obrigada por comparilhar seu conhecimento.

    • Obrigado pelo seu comentário, Solange.
      Continue acompanhando nossos conteúdos nas próximas semanas =)
      Um abraço e ótimos estudos!

  • gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

    • Olá, Monique.
      Agradecemos o seu comentário.
      Esperamos que nossos conteúdos sejam úteis em sua preparação.
      Continue acompanhando nossos conteúdos nas próximas semanas, sempre temos novidades!
      Abraços e bons estudos =)

  • Alexandre você está de parabéns pelos materiais disponibilizados, pelo tempo que tem tirado para trazer boas informações acrescentando nossas ideias, para quem, assim como eu busca boas aprovações em concursos públicos é um prato cheio. Grato por este artigo. Que o Senhor guarde-o sempre.

    • Obrigado, Marcelo!!! Esperamos ajudar no seu sucesso! Mantenha-se focado sempre e conte conosco! Continue acompanhando nossos artigos e vídeos, sempre temos novidades ;) Abraços.

  • Um excelente artigo.

    Alex, li um artigo que mencionava sobre o uso de INTELIMAX IQ (comprimidos), onde dizia que a memória aumentava em torno de 80%(rendimento no aprendizado). Você conhece? Se conhece o que você acha?

    • Não o conheço, mas duvido que funcione mesmo.
      Abraços,
      Alex

  • Mais uma vez, um artigo "de peso" para todo e qualquer concurseiro; nem preciso dizer que caiu como uma luva neh, Alexandre!? Você é um cara realmente Top, completo! Parabéns! Aliás, já que você já falou dos alimentos "amigos e inimigos" e esse é o 1º ponto, eu diria que o 2º é a parte "vitamínica" da coisa. Como o nosso protagonista é o cérebro (sem esquecer da mãozinha que escreve os resumos e as tendinites todas, rs), o resto do corpo a gente trata depois da posse; eu tive a curiosidade de pesquisar alguns dos compostos mais relevantes para a "recomposição da membrana cerebral" que, aliás, é uma função importantíssima para a saúde do "Tico e Teco" - nossos amados neurônios denominadores de todos os outros. Falo da Fosfatidil-Serina, que é um neuronutriente composto por fosfolipídios capaz de "reparar" células danificadas do cérebro e que tbm atua na produção de neurotransmissores - adivinha o que ela faz qdo a gente tá se matando de estudar? Ela minimiza o "cansaço" cerebral e aumenta consideravelmente o desempenho do tico-e-teco. Bom, claro que isso não é assim tão simples, eu pesquisei os principais elementos "colaboradores" da Fosfatidil-serina, quantidade diária necessária X peso corporal X idade e? Conversei com uma engenheira de alimentos, uma nutricionista, minha dentista e a farmacêutica da farmácia de manipulação, em seguida, mandei manipular a fórmula... No meu caso, foi o "up" que eu precisava para me sentir sempre disposta e bem humorada pra estudar; agora até minha dentista está tomando, rs. Eu devia patentear... Valeu, Alexandre, obrigada, beijos!

  • Oi Alex! Tudo bem? Há formas e formas de discordar, e, embora o colega Helton esteja certo em seu apontamento, o disse de maneira grosseira =) Há muita informação sobre a alimentação low-carb high-fat que sustenta que o corpo humano funciona melhor sem (ou quase sem) os açúcares derivados dos carboidratos, com diversos ensaios clínicos randomizados, que possuem a máxima evidência científica. Para tanto, peço a gentileza de darem uma olhada inicialmente no blog http://www.lowcarb-paleo.com.br/ e leiam os posts de lá. Mas não adianta ler um só e sair concluindo um monte de coisas, ok? =D A partir desse blog haverá a indicação de outras fontes de pesquisa, demonstrando a eficácia do método. Eu mesma posso dizer que, para fins de estudo/concentração, ao menos para mim, a alimentação reduzida em carboidratos e com a utilização do jejum intermitente só me trouxe benefícios. Abraços e boas HBC's pessoal!

    • Sarah,
      existem estudos e métodos alimentares de todos os tipos.
      Eu escrevi este texto baseado em vários livros que li. Com ctz surgiram novas pesquisas, assim como dietas. Veja que os adeptos dos métodos se digladiam.
      Sei q vc é aluna da Liga, então espero obter umas dicas com vc por lá, ok?
      De qq forma, obrigado pela colaboração e dica.
      Abraços,
      Alex

    • Concordo plenamente! Estou seguindo a dieta paleolítica e estou rendendo muito nos estudos. Já está na hora de quebrarmos alguns tabus. Já temos farto arcabouço de pesquisas científicas dizendo que comer menos vezes e diminuir a ingestão de carbo só traz beneficios! Inclusive os "high stakes" sao adeptos desse tipo de alimentação. Em resumo, considero o artigo acima extremamente defasado frente às atuais pesquisas sobre nutrição.

  • Adorei!! Queria saber sobre os queijos, será que são prejudiciais? Assim como vc come chocolate todos os dias, eu como queijo ? kkk Quero começar a comer pelo menos 2 vezes na semana chocolate amargo, faz um tempo que abdiquei dessas doçuras. Evito sempre que posso açúcar, substituindo pelo mascavo. Obrigada pelas dicas ;)

    • Marília,
      não sei dizer.
      Bem, mal pro cérebro acredito que não faça. Só pro
      "pânceps" dependendo da quantidade rs.

      Abraços,
      Alex

  • Muito boa a postagem, já faz um tempo em que incluí alimentos que potencializam o desempenho do cérebro. Se você gosta de coisas novas alexandre, sugiro dar uma lida sobre nootrópicos. É um assunto muito recente pelas terras brasileiras, infelizmente há poucos neurologistas especialistas nesta área, mas futuramente será tão comum quanto 'whey protein' falar sobre nootrópicos.

    E foi na área dos nootrópicos que percebi a importância da alimentação.

  • Ufa.. Pensei que fosse confiscar meu chocolatinho.. Rs.. Não me peça pra escolher entre o estudo e o chocolate.. Kkk

    • Luciana,
      eu nunca falaria algo que não faria nunca, pq chocolates são meus fieis companheiros desde a mamadeira...

      Abraços,
      Alex

  • Excelente mesmo! Estava precisando dessa relação de alimentos com as preciosas dicas. Obrigada Alexandre.

  • Um texto absolutamente dentro do erradíssimo paradigma alimentar baseado em carboidratos. Temos que lembrar que não somos eficientes no uso de carboidratos como fonte principal de energia, daí a aquela estória de comer de três em três horas. Ao contrário, a alimentação baseada em lipídeos nos fornecerá corpos cetônicos como fonte de energia com a vantagem de não sentirmos fome a todo instante.

    • Os "haters" estão por todo lado mesmo. Helton, se for criticar, critique com propriedade cara, em lugar nenhum o artigo falou pra gente se basear somente em carboidratos, inclusive, dentre os alimentos mais indicados pelo Alexandre estão : "ovos...,alimentos que possuem ômega 3 (salmão, atum, sardinha e óleo de linhaça), azeite de oliva, castanha-do-pará". Se isso aí não faz parte de uma alimentação baseada em lipídios, então acho que a sua sabedoria deve ser realmente muito melhor que a nossa, dos meros mortais.
      Menos arrogância, e mais estudos, fica a dica...

    • Helton, boa noite.
      Em primeiro lugar gostaria de agradecer por escrever para nós e colocar um ponto interessante a respeito da alimentação. Se for possível, gostaria que escrevesse um pouco mais a respeito da alimentação baseada em lipídeos e suas vantagens para aqueles que estão estudando para concursos.
      Abs

  • Muito obrigado amigo. Parabéns pela sua disposição em nos ajudar. Abraço e que o Senhor te recompense.

  • Olá Alexandre, boa noite.

    Por favor, pode informar a previsão da próxima turma da Mentoria Liga da Aprovação?

    • Paula, fique de olho no nosso site nas próximas semanas. Teremos novidades ainda em fevereiro.
      Abs

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Liga da Aprovação

Alexandre Meirelles

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