Ciclo de Estudos Como Estudar Para Concursos

Ciclo de Estudos para passar em Concurso Público: quantas matérias estudar por dia?

Muitas pessoas começam a estudar para concursos quando estão levando uma vida insatisfatória e uma das preocupações delas é saber como começar a estudar, quantas matérias estudar por dia e como montar um ciclo de estudos para passar em Concurso Público. Se você também tem essa dúvida e quer aprimorar as técnicas de estudo para Concurso Público, espero te ajudar!

O primeiro passo é descobrir quais as disciplinas você terá que estudar para passar em Concurso Público. Feito isso, escolha aquelas que acha que deverá estudar por algum tempo.

Não necessariamente você precisa começar a estudar por todas elas, se está iniciando nessa fase de concursando. Se forem mais de oito ou dez matérias, por exemplo, você pode se atrapalhar e não vai render bem.  O ideal é montar o seu ciclo de estudos básico e depois passar para um intermediário.


Ciclo de Estudos, por onde começar?

Recomendo que comece o seu ciclo de estudos somente com as disciplinas básicas da sua área. Por exemplo, se você deseja ser aprovado em Concurso Público da área fiscal, acredito que tenha que estudar Contabilidade Geral, Português, Raciocínio Lógico e os Direitos Tributário, Constitucional e Administrativo por alguns meses.

Caso seja muita coisa para começar a estudar, inicie só com umas três ou quatro disciplinas, por exemplo. Seguindo o exemplo da área fiscal, eu tiraria Administrativo e Constitucional deste estudo inicial, caso tivesse poucas horas de estudo por dia. Começaria com as outras quatro e depois incluiria as excluídas.

Se você não sabe como montar o seu próprio ciclo de estudos, consulte os nossos outros artigos aqui: ciclo de estudo: conceito e ciclo de estudos: prática


Quero passar em Concurso Público, quantas matérias estudar por dia?

Não comece a estudar apenas por uma disciplina. O aprendizado irá declinar rapidamente após pouco tempo de estudo. Você vai esquecer o conteúdo muito rápido e isso é um crime contra o cérebro e as suas pretensões de ser aprovado em Concurso Público.

No vídeo dessa semana, explico melhor sobre quantas matérias estudar por dia e como estudá-las, confira!

Livre para compartilhamento, desde que mencione este artigo com o respectivo link. Caso não esteja conseguindo visualizar o vídeo, clique aqui.


Enquanto todas as disciplinas do concurso não estiverem dentro do seu ciclo de estudos, vá aos poucos as incorporando. Evite abandonar qualquer disciplina, como expliquei nesse artigo aqui.

Após uma boa quantidade de rodadas utilizando o ciclo de estudos inicial, aumente o número de disciplinas, reduza a carga horária das disciplinas básicas e comece a estudar por um ciclo menor ou um ciclo intermediário. Mas aconselho fazer isso somente se a base nessas disciplinas estiver razoável e/ou estiver perto de sair o edital do concurso.

Um abraço do Alexandre Meirelles e boas HBCs!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

Respostas

  • Boa tarde Alexandre, abdiquei-me das distrações sociais e continuo melhorando nesta batalha. Quando tinha falei facebook recebi uma dica do senhor que mudou o modo
    como estudara, e hoje vi aqui no site novamente uma outra dica. Percebo então que posso estudar direitos constitucional e administrativo, ou penal e processo penal, no mesmo dia, desde que sejam em horários distintos, por exemplo uma no período matutino e outro no vespertino correto!

    • Tardelli, pode sim, mas se calhar de estudar 2 no mesmo período, nao tem grandes problemas.. Abs, Alex
  • Bom dia Alexandre, tenho uma dúvida nessa questão das horas de estudo do ciclo. O ciclo inicial da área fiscal, conforme o seu livro de concursos fiscais, prevê entre 1 e 2 horas meia por matéria. No entanto, dificilmente da pra iniciar e terminar uma aula neste tempo, e fatiando a aula da uma bagunçada nas revisões, nas questões pra realizar. Então pergunto, quais as desvantagens de estudar por aula? algumas acabam demorando 4, 5 horas, mas acredito que estou tendo mais facildiade assim, até porque fica bem dividido o conteúdo para montar os cadernos de questão no tecconcursos.

    • Luan, vou fazer um vídeo nos próximos dias sobre isso, ok? assim explico bem melhor. abs, Alex
  • Alexandre tudo bom?
    Amigo é o seguinte, eu estou estudando para tribunais, que tem em média umas 10 matérias + redação. Eu não tenho grande bagagem teórica em muitas delas, mas não tenho grandes dificuldades, exceto Português e Direito do Processo do Trabalho.
    Eu gostaria de uma opinião... Eu tenho de 5 a 6 horas disponíveis para estudo e gostaria de saber se é aconselhável estudar 1h cada matéria... tendo em vista que o máximo aconselhado é 1,5h por matéria para não cansar a mente? Estudando de 4 a 5 matérias por dia?

  • Parabéns!Qualidade define suas dicas, pesquiso muito sobre dicas de estudo, as suas são as melhores: objetivas!

    • Obrigado pelo comentário, Vânia! Continue acompanhando nossas dicas! Bons estudos!!! =D

    • Obrigado pelo comentário!
      Continue acompanhando o blog e o canal.

  • Professor, estou estudando há algum tempo para SEFAZ CE e RN, mas surgiu TCE PE, não quis focar em razão das matérias as quais não tinha conhecimento (6 no total), mas veio a notícia do TCE PB (meu estado), estou pensando em incluir duas matérias que não estudo (CASP e AFO)... O que o senhor acha?

    • Felipe,
      esta é sempre uma decisao muito pessoal, mas no seu lugar, dependendo de como estivesse nas matérias da área fiscal, eu encararia o TCE sim.
      Abs,
      Alex
  • Devo estudar todo o livro ou apenas os tópicos que estão presentes no edital?

    • Roberto,
      só o q tem no edital, para que perder tempo estudando  o que nao cai? não faz sentido.

      Abraços e bons estudos,
      Alex

  • Mestre, além do sistema de revisão, tem um assunto que intriga muitos concursandos: COMO ESTUDAR UM OU MAIS DISCIPLINAS NOVAS DO ZERO PARA UM CONCURSO NO PERÍODO PÓS-EDITAL?

    Alexandre, se for possível fazer um artigo sobre esse assunto,ficarei eternamente grato

    Aguardo resposta

    Tadeu

    • Tadeu,
      obrigado pela dica, nao tinha pensado nela.
      Abs,
      Alex
  • Aproveito demais seus posts, Alexandre. Contigo e o Estratégia concursos entendi que não adianta ler toda a matéria, mesmo no meu caso que NUNCA tinha visto matérias de Humanas ( sou Engenheira). Muito obrigada mesmo pela ajuda ao próximo ( neste caso: EU,eheheh) Abraços

    • Fico feliz em estar te ajudando, Mirela!
      Continue acompanhando os nossos conteúdos e bons estudos!
      Abs,
      Alex

  • Muito bem! Acho que pelo ciclo todas as matérias ficam vivas na mente da gente.

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Ciclo de Estudos
    • Como Estudar Para Concursos
    • Organização do Estudo

    Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

    Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

    Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

    08/05/2020