Como Estudar Para Concursos

Como passar em concurso público estudando em casa?

Para muitos que escolhem estudar para concursos públicos, matricular-se em um cursinho preparatório parece a melhor opção. Afinal, além de aulas com professores gabaritados e material de qualidade, caso seja presencial, você tem troca de experiências com outros concursandos. No entanto, nem todo mundo tem recursos financeiros ou tempo de deslocamento o suficiente para fazer cursinho. E aí, nesses casos, como passar em concurso público estudando em casa?

Primeiramente, eu acredito que você deve esquecer essa visão um tanto ultrapassada de que estudar para concursos é sinônimo de fazer cursinho presencial.

Afinal de contas, na era da internet, cresce o número de materiais e cursos disponíveis online, fazendo com que o estudo em casa se torne uma opção realmente viável.

Além disso, quando as primeiras reprovações começam a acontecer e os anos estudando para concursos passam, muitos desistem de fazer cursinhos presenciais – principalmente por conta das finanças!

Ao mesmo tempo, quem faz um curso presencial tem que se deslocar diariamente. Todo esse trajeto, dependendo de onde você mora, pode significar mais de uma hora de estudo perdida por dia.

Dessa forma, se estudar em casa é a sua realidade, vou te dar algumas dicas de como passar em concurso público se preparando desta maneira. Continue a leitura!

A internet abriu portas para que qualquer um seja o primeiro lugar

Se você quer saber como passar em concurso público estudando em casa, a resposta está em uma só palavra: internet.

O bom uso da rede te abre portas para a melhor preparação para concursos. Se antes a preparação se limitava aos cursinhos presenciais, com a internet o acesso a livros preparatórios, materiais em PDF e videoaulas é extremamente facilitado.

Para se ter uma ideia, o interesse e a preparação por concursos públicos cresceu em até 30% no último ano – muito em decorrência da crise econômica e do desemprego, é claro, mas também pela facilidade na preparação que os dias de hoje proporcionam.

Não é incomum ver, ainda hoje, muitos aprovados em primeiro lugar nos maiores concursos do país vindos de cidades pequenas e do interior.

Antes, as pessoas que moravam longe dos grandes centros apenas sonhavam com a preparação de qualidade de grandes cursos preparatórios de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Assim sendo, além de democratizar o acesso ao serviço público, a internet ampliou as oportunidades de preparação dos concurseiros.

Dessa forma, para passar em concurso público estudando em casa, não deixe de apostar nos materiais em PDF e nas videoaulas.

As vantagens de estudar por PDF

O PDF nada mais é que o último estágio de um livro antes de ser enviado para a gráfica. Ou seja, é a diagramação final sem imprimir.

Dessa forma, não é necessário arcar com os custos de impressão. Você pode estudar o conteúdo pela tela do computador ou por um tablet, por exemplo.

Os materiais em PDF são vantajosos também porque, em geral, combinam conteúdo de vários livros de maneira sintética, concentrando-se nos assuntos mais cobrados nos concursos.

Outra vantagem é que este é um material feito em cores, o que torna mais dinâmica a leitura. Em geral, livros repletos de cores encarecem para as gráficas, que cobram valores maiores no mercado.

Além disso, por não ter preocupação com o custo de impressão, o espaçamento entre as linhas e as margens dos materiais em PDF são maiores, tornando a leitura menos confusa e mais agradável aos olhos.

Há vários sites que sempre disponibilizam um compilado de conteúdos valiosos para os certames em PDF, como o Estratégia Concursos, Exponencial Concursos e Ponto dos Concursos.

Os cursos online otimizam o seu tempo de estudo

Os cursos online, tão procurados pelos concurseiros hoje, trazem como principal diferencial a velocidade de absorção do conteúdo para concurso público se comparado ao curso presencial.

Isso porque, na rede, não há intervalos e você é capaz de ditar o seu ritmo.

Enquanto isso, em um curso presencial, você precisa lidar com interrupções de colegas, intervalos para lanche e mais.

Além disso, o Youtube e outras plataformas de vídeo permitem que você acelere a velocidade e isso agiliza a aula, sem que você perca detalhes.

Dessa forma, você ganha em velocidade. Seja pela ausência de interrupções nas aulas ou pela possibilidade de as assistir mais rápido.

Também é importante ressaltar que além de ser mais barato, o curso online evita que você gaste tempo com deslocamento.

Como fica a troca de experiências quando estudamos em casa?

Não fazer um curso presencial e, por isso, não ter muitos concurseiros em seu convívio, é uma grande desvantagem de estudar em casa.

Isso porque, além da convivência facilitar a troca de aprendizado, também é interessante como uma injeção de motivação.

Assim, quando você acompanha pessoas que passam pelas mesmas dificuldades que você, fica mais fácil entender o propósito em comum.

Dessa forma, busque pertencer a uma comunidade de concursandos online – desde que não seja formada por pessoas que só publicam fraudes, boatos e mais.

Prefira, também, grupos de concursandos da mesma área ou certame que você, pois assim as trocas de experiências serão ainda mais valiosas e condizentes com a sua realidade.

Esses grupos online podem não ser tão eficientes quanto os grupos de amigos da sala, mas já ajudam bastante.

Cuidar do seu bem-estar também ajuda a passar em concurso público

É importante lembrar que, ao estudar em casa, muitas pessoas têm a tendência a se trancafiar.

Por isso, acabam passando horas estudando, apenas com a luz do quarto, assistindo a aulas, lendo livros e fazendo resumos.

Se você ficar nessa rotina totalmente reclusa, você irá deteriorar sua saúde, meu amigo. Por isso, a recomendação é que você reserve um tempo para sair.

Separe um horário para fazer exercícios físicos, como 30 minutos de caminhada ao ar livre. Saia para passear com seu cachorro, mesmo que seja por 15 minutos.

Espairecer é importante para o seu bem-estar e, é claro, para uma melhor absorção do conteúdo estudado!

Estudar em casa exige um ambiente ergonômico

A dor na lombar é a segunda maior causa de consultas médicas, só perde para a dor de cabeça. O problema atinge mais de 80% da população mundial, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Dessa forma, quem passa o dia inteiro sentado estudando, deve cuidar para evitar as temidas dores nas costas.

Por isso, invista em um ambiente de estudo que seja ergonômico! Para começar, nada de estudar na cadeira da cozinha: compre uma cadeira que seja confortável.

Não tenho um modelo adequado para indicar – afinal, cada pessoa tem um tipo de corpo e coluna. Recomendo sempre modelos com braço, preferencialmente de rodinhas e com encosto para o pescoço.

Muitos me perguntam qual é a cadeira que muito utilizo nos meus vídeos. A minha cadeira, sempre presente nos vídeos, é da marca Monti.

Iluminação e ruídos também merecem atenção

Além disso, a iluminação do seu local de estudo não pode ser muito forte, fazendo arder seus olhos, nem muito fraca, causando sono.

Aproveite, preferencialmente, a luz natural do dia, que entra indiretamente pela sua janela e não incide sobre o seu material.

A luz artificial também não deve ir diretamente nos livros. Tente projetá-la na parede, para que seu reflexo atinja o papel. Substitua lâmpadas que fiquem piscando – prefira as frias, fluorescentes ou de LED.

Outra dica interessante é usar abafador de ruídos para facilitar a concentração. Quando eu estudava para concursos, sempre tive o hábito de usar. Assim, independentemente do ambiente, eu conseguia manter um bom nível de atenção.

Além disso, estude sempre com uma garrafa de água do lado, buscando ingerir dois a três litros de água por dia. Água é fundamental para o bom funcionamento do seu corpo e do seu cérebro!

Em suma, tem sim como passar em concurso público estudando em casa. Basta fazer um bom uso dos recursos disponíveis na internet e ter uma rotina regrada de estudos.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Além disso, fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

Respostas

  • Alexandre Meirelles Excelente , Obrigado pela orientação , abraços

    Atenciosamente.,
    Futuro : Auditor Fiscal Danilo Sales Leão

    • Que bom que gostou, Danilo!
      Agradecemos o seu comentário e desejamos muito sucesso em sua preparação =)
      Não deixe de acompanhar nossos próximos conteúdos, esperamos que contribuam para sua aprovação.
      Abraços e bons estudos!!!

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Ciclo de Estudos
    • Como Estudar Para Concursos
    • Organização do Estudo

    Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

    Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

    Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

    08/05/2020