Organização do Estudo

Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal, a concorrência e as expectativas são grandes e você precisa estudar muito para ter uma chance de passar.

Contudo, será possível passar por todo esse processo sem estresse e estudar com tranquilidade para o grande dia?

Veja nossas dicas de como se organizar para estudar para concurso público e aprenda a controlar o estresse e o nervosismo durante a fase de preparação!

Como se organizar para estudar para concurso?

Se você quer saber como se organizar para estudar para concurso sem deixar que o estresse tome conta, existem técnicas de estudo simples, que podem ser aplicadas de diversas maneiras.

Depois de analisar o edital e de selecionar uma boa bibliografia para o concurso escolhido, você pode melhorar ainda mais sua organização e qualidade de estudo.

Encontrar técnicas alternativas para estudar vai fazer de sua rotina menos estressante, mais fluida e mais prazerosa. Veja abaixo algumas técnicas que podem ajudar a se organizar para estudar para concurso:

1. Ler em voz alta

Uma boa dica de como se organizar para estudar para concurso é ler em voz alta. Pode parecer um método sem propósito, mas esse tipo de leitura traz dois benefícios:

  • Ajuda a se desligar de distrações: o esforço de ler em voz alta e sua voz fazem com que sua mente se ocupe primeiro da matéria, esquecendo as distrações;
  • Dobra a absorção de informações: quando você lê em voz alta, absorve as informações pelo canal visual e pelo auditivo.

Quando estiver cansado de estudar, tente ler em voz alta – especialmente se for uma matéria ou trecho mais difícil de entender.

Faça isso por alguns minutos, até você notar que sua concentração está voltando, e depois pode parar com esta forma de leitura, porque cansa.


Ler em voz alta é uma boa técnica para fixar os conteúdos e manter o foco. Assim fica mais fácil estudar para um concurso.

2. Fazer anotações

Muitas pessoas acham que fazer anotações durante uma aula é uma distração. Porém, não há como se organizar para estudar para concurso sem reuni-las. Elas são essenciais para quem tem uma memória mais visual e ajudam a organizar seus pensamentos.

Você já se sentiu tão sobrecarregado de informações que não sabia quais eram importantes ou como elas estavam relacionadas? Fazer anotações deixa seus pensamentos mais claros e organizados, evitando confusões.

3. Estudar os conceitos básicos

Alguns estudantes sentem muita dificuldade com as partes mais complexas de uma matéria porque não dominam os conceitos básicos.

Imagine como é difícil tentar entender o que é uma oração subordinada quando você não sabe a diferença entre frase e oração, por exemplo. Ou aprender Matemática Financeira se você não lembra como realizar cálculos com potências.

Compreender as matérias a partir do básico é essencial para que você entenda as partes mais complexas sem tanto estresse. Assim, fica mais fácil se organizar para estudar para concurso, pois você consegue dar um direcionamento por onde começar.

4. Conectar ideias

Aprender como se organizar para estudar para concurso público exige método. Criar mapas mentais e fazer anotações que conectem conceitos uns aos outros é uma boa forma de gerar conhecimento.

5. Estudar antes de dormir

Você não precisa estudar até altas horas da noite, nem quando estiver muito cansado física e mentalmente. Entretanto, fazer uma pequena revisão antes de dormir ativa sua memória e ajuda a gravar informações.

Que tal uma lida rápida nos seus resumos antes de pegar no sono? Veja mais dicas no vídeo:

6. Estudar com colegas

Uma das principais causas de estresse entre concurseiros é a falta de vida social. Os estudos ocupam tanto tempo no seu cotidiano que você não consegue se encontrar com os amigos para conversar e se divertir.

Contudo, organizar-se para estudar para concurso não precisa ser um sofrimento, estudar com colegas pode ser uma ótima opção.

Vocês podem se ajudar em algumas questões, ensinar as matérias uns aos outros e passar algum tempo juntos. Estudo e vida social não precisam estar separados!

Entretanto, cuidado! O estudo em grupo só é recomendável por poucas horas por semana, como em uma tarde de um dia, por exemplo, nada de estudar só em grupo, ok?

Esses são alguns métodos de como se organizar para estudar para concurso que vão deixá-lo menos estressado e que podem ser usados mesmo quando você estiver cansado de estudar. Eles são flexíveis e se adaptam facilmente ao seu planejamento de estudos!

Aprendendo a controlar o estresse nos estudos

Agora que você já sabe os métodos de como se organizar para estudar para concurso que podem deixar sua rotina mais simples e tranquila, é hora de aprender como controlar o estresse.

Algumas práticas te ajudarão a entender quando é hora de parar e cuidar melhor de sua saúde enquanto se prepara para a prova. Veja:

Saber reconhecer o estresse

Existe um estresse comum, pelo qual todos passamos. Uma resposta natural do organismo quando acontece algo inesperado, desagradável ou assustador. Quando você passa muito tempo estudando e se preocupando com provas, é normal ficar estressado assim.

Contudo, é importante saber diferenciar essa sensação natural e corriqueira do estresse crônico, que prejudica sua saúde. Pessoas que sofrem de estresse crônico têm diversos sintomas físicos e psicológicos, como fadiga, insônia, inquietação, indigestão, falta de memória, bruxismo e compulsão alimentar.

O estresse crônico enfraquece seu sistema imunológico, deixando-o mais propenso a ter gripes, resfriados e infecções. Os músculos ficam mais tensos, causando dores e sintomas como arritmia cardíaca e hiperventilação.

Quando você consegue perceber alguns desses sintomas em seu dia a dia, é hora de admitir que seu problema é maior do que um estresse corriqueiro. O estresse crônico prejudica sua saúde e torna atividades como se organizar para estudar para concurso, impossíveis.

Aprender a respirar

Você sabia que muitos adultos respiram do jeito errado? Pode parecer estranho, já que respirar é uma função automática, mas muitos de nós respiramos pela boca, ou enchemos o peito quando respiramos. Isso prejudica a oxigenação do sangue.

Para respirar da maneira certa, deite-se ou sente-se com a coluna reta e coloque uma mão em seu abdômen. Inspire lentamente pelo nariz, sentindo os pulmões se encherem e seu abdômen se expandir com o movimento. Segure o ar por alguns segundos e depois o solte lentamente, pela boca.

Repetir esse processo algumas vezes ajuda a acalmar a mente, organizar os pensamentos e se sentir renovado para continuar estudando para concurso.

Fazer pausas

Estudar por horas sem parar não só aumenta seu estresse levando à exaustão, como também é contraproducente. A partir de dado momento, você para de absorver informações e começa a ficar mais confuso. Fazer pausas é o segredo para aumentar a produtividade.

Experimente fazer pelo menos uma pausa a cada 1h30 minutos de estudo, no máximo. Nesse tempo, converse com alguém, veja suas mensagens, ande pela casa, coma alguma coisa, beba água, vá ao banheiro etc. Quando você voltar, estará se sentindo mais atento e conseguirá focar melhor nos estudos.

Cuidar da saúde

Você não vai conseguir estudar para prova nenhuma se não tiver saúde. Para saber como se organizar para estudar para concurso, comece cuidando de sua saúde – física e mental.

Em suas pausas, coma lanches e faça refeições saudáveis, com frutas, verduras e cereais. Beba bastante água e use o chá como uma alternativa ao café durante o dia.

Procure separar um tempo na semana para se exercitar e, todos os dias, alongue-se pela manhã e de noite. Isso evita dores nas costas e outras dores musculares que podem deixá-lo desconfortável e impedir que você estude.

Pensar em como se organizar para estudar para concurso passa por manter os cuidados com a saúde em dia. Exercícios e boa alimentação são essenciais!

Descansar

Mesmo que seja importante estudar com regularidade, descansar é imprescindível para sua mente. Separe um dia da semana, pelo menos, para não estudar. Aproveite-o para sair com os amigos, curtir a família, praticar esportes ou fazer o que você mais gosta.

Além disso, não estenda os estudos até de madrugada: dormir de seis a oito horas por noite é essencial para acordar com energia e disposição para encarar o dia de estudos.

Seguindo essas dicas, você já sabe como se organizar para estudar para concurso público sem estresse. Coloque seu bem-estar em primeiro lugar e esteja sempre em sua melhor forma para se dedicar aos estudos!

Comece a se organizar para estudar para concurso

Colocando essas dicas em prática você conseguirá se organizar para estudar para concurso e ser mais produtivo.

E se você quer organizar ainda melhor tanto o tempo quanto a qualidade do seus estudos, como falamos acima, você pode começar a usar um app para ciclo de estudos.

Esse tipo de aplicativo organiza seu plano de estudo de forma automática, considerando as características da prova e também aspectos individuais de desempenho.

O Estudaqui é consegue fazer com perfeição esse trabalho, até então manual.

Os concorrentes, como o Aprovado, por exemplo, não geram ciclos eficientes, o que pode atrapalhar o desenvolvimento do seu estudo.

Além disso, o Estudaqui agrega outras funcionalidades, como estatísticas sobre a quantidade de horas estudadas e dicas personalizadas de como melhorar o seu aprendizado diariamente.

Se você nunca testou uma ferramenta desse tipo, pode usar o período de teste grátis — o Estudaqui oferece 7 dias — para ver na prática a utilidade e funcionalidade do app na sua rotina.

Acesse o site da Estudaqui e conheça mais sobre o os detalhes. Você aproveitará muito melhor seu tempo e otimizará muito os seus estudos.

Um abraço, e bons estudos.

Respostas

  • Professor, assisti a um vídeo no Youtube no qual um coach afirmou que depois de ser nomeado na Receita Federal nunca mais lidou com contabilidade. Isso é possível? Já ouvi depoimentos de fiscais afirmando que hoje em dia os sistemas informatizados fazem tudo, e que contabilidade é utilizada apenas nas provas de concurso. Seia verdade?

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Ciclo de Estudos
    • Como Estudar Para Concursos
    • Organização do Estudo

    Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

    Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Jeito fácil de montar ciclos de estudo e ganhar horas preciosas

    Existe um jeito fácil de montar seus ciclos de estudo? Teria como usar tecnologia para…

    08/05/2020