Concurso para auditor fiscal: como aproveitar as opções semelhantes?

Você pretende prestar concurso para auditor fiscal? Então continue lendo este artigo, pois hoje trago um conteúdo focado nesse tema. Muitos concursandos e concursandas me perguntam: “Alexandre, se estou estudando para um concurso da área fiscal, é possível aproveitar o conteúdo estudado para prestar outros concursos semelhantes?”

Se você também tem essa dúvida, vou explicar melhor suas oportunidades.

Variações na nomenclatura de concurso para auditor fiscal

Quando falamos em concursos dessa área, estamos falando em concursos públicos que vão selecionar candidatos para exercer o cargo de Auditor Fiscal. Os candidatos aprovados nos concursos para Auditor Fiscal vão trabalhar com a fiscalização de tributos em vários aspectos diferentes que falaremos mais abaixo.

Entretanto, o mais importante a ser falado é que nem sempre o nome do cargo é “Auditor Fiscal”. Em alguns estados ou municípios, o cargo de Auditor Fiscal é denominado de “Fiscal de Tributos”, “Fiscal Tributário”, “Fiscal de Rendas”, “Agente Fiscal”, “Agente Fiscal de Rendas”, “Auditor Fiscal Tributário”. Ainda existem os Analistas Tributários de nível federal, no qual estão os três maiores de todos os concursos fiscais do país. Com tantos cargos assim, que compõem a chamada”área fiscal”, é claro que surge a dúvida de qual concurso fazer e, obviamente, de se você deve ou não fazer um ou mais concursos semelhantes.

Qual concurso fazer?

Ao se deparar com tantos concursos semelhantes dentro de uma área ampla, o concursando pode pensar em fazer mais de um e aumentar suas chances de aprovação. E ele está correto! É uma boa oportunidade para aumentar as chances de aprovação.

Afinal, cada prova é uma maneira de se aproximar do sonho da aprovação. Mas você deve se atentar em quais concursos vale a pena desbravar, pois a ideia é aumentar sua chances, não diminuí-las. Então vamos saber quais concursos são parecidos e quando é a hora de abrir o leque.

Todos os concursos fiscais

Temos três concursos de nível federal, 27 de nível estadual e mais de 5 mil a nível municipal. A grande maioria dos municípios não tem fisco e pagam muito abaixo dos outros, mas têm algumas dezenas deles que valem a pena. Existem diversos outros que entram no balaio e podem ser levados em conta ao tentar suas provas. No nosso vídeo os citamos.

A maioria dos aprovados de vários concursos são pessoas que estavam “paradas” na área fiscal, e veem uma oportunidade em outros concursos que abrem. A decisão acaba sendo bastante pessoal também. As escolhas podem ser motivadas, por exemplo, dentro do leque de quais cidades você está disposto a viver. Isso pode ajudar bastante a definir sua “área de alcance”. Você já fechou uma relação de oportunidades, além do concurso para auditor fiscal, em que vale a pena se inscrever?

Concursos semelhantes e o peso das suas diferenças

Diversas matérias são semelhantes nos concursos da área fiscal. Notar essas coincidências é importante para o seu planejamento, e para escolher os concursos certos. Ao se preparar para uma determinada prova, você estará estudando para outras ao mesmo tempo. A dica está em prestar atenção nas matérias que os concursos não têm em comum. 

Quanto maior for esse conteúdo, mais tempo de estudo vai te demandar e mais trabalho você vai ter. Cabe a você a decisão de quanto você consegue estudar e até quando vale a pena. Lembre-se: qualquer coisa que te desvie muito do caminho da aprovação deve ser evitada!

A vantagem de ser um concursando experiente

Quanto mais você estuda, mais você aprende. Assim, quanto mais tempo passa, mais possibilidades você tem de ampliar seu escopo de concursos semelhantes. Principalmente se considerarmos que os conteúdos vão se consolidando com o passar do tempo.

É como se as diferenças de matérias entre os diferentes concursos tivessem cada vez menos peso, conforme você ganha experiência em concursos. Nesse texto falo dos 3 pilares para ter sucesso em um concurso público. Pense nisso, faça o seu planejamento e bons estudos!

Um abraço, Alexandre Meirelles!

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *