Capa do post de CONCURSOS ABERTOS? CONCURSOS PREVISTOS? AFINAL, QUANDO COMEÇAR A ESTUDAR?

CONCURSOS ABERTOS? CONCURSOS PREVISTOS? AFINAL, QUANDO COMEÇAR A ESTUDAR? – POST [#4]

“Devo pausar meus estudos e voltar para a iniciativa privada? Posso diminuir meu ritmo de estudo diante da atual falta de perspectiva? Posso começar a estudar apenas após a autorização do concurso? Por que começar a estudar agora se não vai ter concurso tão cedo?”

Tenho recebido diversos e-mails perguntando quando será o próximo grande concurso público, alguns expressando desânimo com a falta de perspectivas trazida pela atual crise econômica. Vou aproveitar este espaço para responder a estes e-mails e a você que está na mesma situação.

Contudo, antes de começar, a fim de explicar ao pessoal que está começando agora no tal de “mundo dos concursos”, coloquei no final deste post um infográfico com as etapas necessárias para a realização de um concurso público. Assim, terei a certeza de que todo mundo entenderá o palavreado que usarei aqui, OK?

CONCURSOS x CRISES

Primeiramente, o que temos que ter claro é que crises e prosperidades são passageiras, mas um bom cargo público resiste a ambas. Se você decidiu (ou está decidindo) se preparar para concursos públicos, creio que o motivo que o levou a este caminho ainda existe, independente de crise ou falta de perspectiva de concursos. Para exemplificar, se você decidiu pelo serviço público pela remuneração, o salário ainda é bem superior a carreiras similares no setor privado. Se procura estabilidade (o que muitos não têm em tempos de crise), é o melhor local para construir uma carreira. Se quer balancear melhor sua vida profissional e pessoal, é muito mais fácil conseguir tal equilíbrio em carreiras do setor público (não quero com isso dizer que o servidor público não trabalha, mas não tenho dúvidas que na média se trabalha menos que algumas carreiras da iniciativa privada, como consultores e profissionais de TI). Se você é mulher e teme ultrapassar uma idade propícia para ter filhos pois atrapalhará sua vida profissional, no serviço público não existe isso, poderá ter oito filhos se quiser em paz, sem ninguém para pegar seu lugar.

Por maior que seja a crise, o serviço público não pode parar e há necessidade constante de renovação do quadro de pessoal. Tomemos como exemplo as carreiras da Receita Federal, o Auditor-Fiscal e o Analista-Tributário. Desde seus últimos concursos em 2014 e 2012, respectivamente, já houve centenas de aposentadorias e exonerações voluntárias. O órgão solicita constantemente mais vagas para suprir as saídas e melhorar o serviço. Assim como na RFB, os demais órgãos também brigam para terem mais servidores.

Posto isto, acho que ficou claro que em algum momento haverá concurso público. Sei que a incerteza de quando será o próximo concurso gera muita ansiedade, mas uma das grandes batalhas do concurseiro é o controle emocional (isso é assunto para outra ocasião!).

E mais, é fato que esta crise está atrapalhando bastante a perspectiva de concursos. Entretanto, também é óbvio que a iniciativa privada se encontra ainda pior, com índices recordes de desemprego e de fechamento de empresas. Sendo assim, a perspectiva de desistir de um cargo público e partir ou prosseguir na iniciativa privada não se mostra muito inteligente pelos lados da lógica e do custo-benefício. Até há poucos anos, quando os concursos eram mais regulares e com muitas vagas, o setor público era mais atraente que o setor privado. Só que ainda destaco é que mesmo agora, com os concursos sendo reduzidos, a diferença de perspectiva de um bom futuro para você e sua família entre os dois setores está maior ainda, pois obter sucesso profissional e se manter com ele na iniciativa privada está ainda mais difícil que obter êxito por meio de um concurso público, sabendo que o cargo público é duradouro.

QUANDO COMEÇAR A ESTUDAR?

Talvez muitos não conheçam, mas a Google oferece uma ferramenta gratuita para analisar o comportamento de determinada busca ao longo do tempo (chama-se “Google Trends”). Eu explicarei o que quero analisar aqui por meio do concurso da Receita Federal, mas aconteceria a mesma coisa se abordasse qualquer outro concurso. Eu pesquisei pela expressão “concurso receita federal” na Google Trends, obtive o gráfico abaixo e inseri também uma ilustração com as datas dos últimos editais e provas da Receita Federal:

concurso receita federal - Método de Estudo
1. Fonte: https://www.google.com/trends/explore#q=concurso%20receita%20federal

concurso receita federal - Método de Estudo
2. Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/encerrados

Coloquei três triângulos nos períodos nos quais houve maior busca pela expressão “concurso receita federal” e comparei com as datas dos últimos editais para Auditor da Receita Federal (acho que é mania de estatístico mesmo!). Você deve estar perguntando: “Mas Meirelles, o que é aquele pico de procura antes do primeiro triângulo?” Explico: em 26/02/2009 saiu o primeiro edital para o concurso de Assistente Técnico-Administrativo (ATA) do Ministério da Fazenda, o que levou a tantas buscas no Google sobre o assunto.

Conclusão mais clara que esta não há: os picos de busca coincidem com as datas dos editais. E por que você acha que isso aconteceu? A resposta: PARAQUEDISTAS!

Para quem não conhece o termo “paraquedista” no universo concurseiro, ele se refere àqueles que tentam estudar tudo de última hora (que é a maioria) achando que terão êxito nas provas. Quantos destes vocês acham que passam em concursos disputados? Posso contar nos dedos de uma mão os Johns Nashs que conheço que conseguiram isto! Sabem quem passará? Quem pesquisou pelo concurso nos pontos mais baixo do gráfico, ou seja, começaram a estudar bem antes da galera do pico do gráfico. Em tempo, John Nash foi um gênio retratado no excelente filme “Uma Mente Brilhante”.

O ponto principal aqui é que vocês têm que ter a consciência de que a preparação para concursos públicos é realmente demorada, é um processo contínuo de aprendizagem que, para nós mortais, demanda talvez alguns anos de preparação. Não sejam como o concurseiro apressado, tal qual descrito em nosso post #1 – 5 Erros que atrapalham sua aprovação em concursos públicos. Lembrem-se que este período de dedicação será muito bem recompensado nos anos seguintes, que serão os demais de sua vida.

Por isso, encaro o momento atual como propício para a preparação para os concursos que virão após (e até durante) este período de crise. Aproveite que agora o gráfico mostrado está com o traço lá embaixo, não espere pelos momentos de pico, pois essa galera raramente passa.

Esqueçam a teoria da fila no concurso público! Brasileiro não respeita fila. Se vocês pararem de estudar agora, a galera vai furar a sua frente, sem pena nenhuma.

Sempre fui leitor assíduo de revistas em quadrinhos. Tem um personagem da Marvel que eu sempre me lembrava quando pensava na teoria da fila. É o Fanático (Juggernaut), um cara fortão que abaixa a cabeça e derruba tudo que aparece pela frente. Ele representava em minha mente o que eu deveria fazer com a fila de candidatos mais bem preparados: ultrapassá-los estudando muito e da melhor forma. Sei que é coisa de doido, mas quem disse que algum aprovado saiu normal desta vida de concurseiro? Neste vídeo de um minuto vocês vão vê-lo em ação no filme “X-Men – Confronto Final”, de 2006:

 

Viram o que ele fez com quem estava à sua frente? Bem, se vocês não continuarem estudando, milhares de concurseiros farão isso com vocês quando vierem seus editais.

Gostaria aqui de fazer apenas um contraponto: não queime a largada! Continue estudando, não pare, mas não se estresse a ponto de quando vier a autorização para o edital você estar em frangalhos. Se você estiver nessa estrada há algum tempo, aproveite para se aprofundar nos temas, melhorar seus métodos de estudo e buscar o apoio da família. Enfim, estude o máximo que conseguir, mas sem ultrapassar os limites da sanidade física, mental e familiar. Seja um Fanático inteligente!

A hora de começar a estudar é AGORA! Se já estavam estudando, furem o lugar da fila dos outros. Atropelem os manés que estão dando mole!

A grande questão é: EM ALGUMA HORA HAVERÁ CONCURSO! VOCÊ ESTARÁ PREPARADO PARA ELE?

PS: Abaixo segue o infográfico das etapas para a realização de um concurso público a que me referi lá no início deste texto.

Etapas de um Concurso Publico - Método de Estudo

 

Um abraço de um cara que se imaginava o Fanático quando saíram seus editais, e por isso furou a fila de muita gente e foi aprovado.

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais:

62 respostas
  1. Cleber Tavares
    Cleber Tavares says:

    Boa tarde, Prof. Alexandre.
    Estava focado para o ICMS-SP, mas devido algumas informações sobre uma reestruturação na SEFAZ SP, onde não haveria mais a necessidade de tantos agentes fiscais, o que acarretaria uma grande demora para um próximo concurso, fiquei desmotivado em continuar a estudar para o ICMS-SP. Disseram que com a modernização do sistema fiscal, o estado de SP precisaria de 2000 agentes fiscais e não dos mais de 3000 que estão hoje na SEFAZ SP. Com isso, precisariam aposentar mais de 1000 agentes para depois haver concurso para manter os 2000 necessários, fora a questão das despesas que o estado de SP tem de diminuir. Estas informações possuem alguma veracidade? Obrigado. Abraço

    Responder
  2. Alexandre Borges
    Alexandre Borges says:

    Oi Alexandre,
    Gostaria de saber se vc vai realizar coach? Aproveito para dizer que estou curtindo mto seu blog, que finalmente saiu do forno escuto vc falar sobre ele desde 2013, rsrs… Abços e sucesso!

    Responder
  3. Leandro de Paula Barbosa
    Leandro de Paula Barbosa says:

    É sempre bom ouvir excelentes conselhos, por isso só tenho a agradecer ao grande mestre Alexandre Meirelles. Obrigado

    Responder
  4. Anderson Salles
    Anderson Salles says:

    Olá Alex, para quem está focado no concurso do icms sp. Será que existe a possibilidade de discursivas nesse concurso como no afrf…..eu não prestei Receita Federal justamente pq estou correndo das discursivas , minha letra é horrível

    Responder
  5. FRANCISCO
    FRANCISCO says:

    Valeu Alexandre adorei o incentivo para ninguém desistir de nosso objetivo que é a aprovação em concurso público.Li seu livro sobre Como Estudar para Concurso nota 1000.Um forte abraço!!

    Responder
  6. Conceição Fernandes
    Conceição Fernandes says:

    Professor, muito obrigada por estas orientações! Estou gostando muito de estudar sem previsão de concurso. Consigo estudar, aprender sem me afobar…

    Responder
  7. Rosiane
    Rosiane says:

    Alex você é ncrível!!! Acabei de ler seu livro COMO ESTUDAR PARA CONSUROS , muito esclarecedor, linguagem fácil, sem frescura, já sou sua fã.
    Sei que a jornada será longa, mas peço a Deus que me dê força para me manter motivada e focada no meu objetivo.
    Grande abraço
    Rosiane Santos

    Responder
  8. Thaiza
    Thaiza says:

    Grande Mestre Meirelles,
    É muito inspirador seus textos, principalmente quando estamos desanimados. Estou numa fase em que queria largar tudo e me esparramar com meus filhos, meu marido, curtir minha casa, minha família..mas aí penso, preciso dar um futuro melhor para eles. As despesas só tendem a crescer….e estudar é a unica saída. Então…com tristeza volto para meus estudos. Infelizmente acordei tarde para o mundo dos concursos, mas em pouco tempo de estudo passei em 2 concursos: 1 bancário e o do técnico do INSS…então sei que se eu me esforçar, tenho chances. Obrigada pela motivação e que Deus te abençoe sempre concedendo a você e sua família saúde, sabedoria e muitas felicidades .Um Abraço Mestre Meirelles.

    Responder
  9. Fernanda Prudêncio de Moura Sobrinho
    Fernanda Prudêncio de Moura Sobrinho says:

    Adooooro vc, Alex! Mesmo sem conhecê-lo! No entanto, seu ponto de vista sobre os concursos é admirável e inspirador! Valeeeuuu

    Responder
    • Alexandre Meirelles
      Alexandre Meirelles says:

      Durante os primeiros meses é praticamente o mesmo estudo, mas dps, quando já tiver uma base melhor, aí sim terá que virar o norte pra algum lado, mas isso será tema de um longo artigo futuro.
      abs

  10. antonio carlos de souza junior
    antonio carlos de souza junior says:

    Ótimo texto, professor!
    Com relação aos PLP 254 e PEC 241, que trata de entre outros assuntos, a suspensão de concursos públicos por até 20 anos. Nós devemos temer( sem trocadilhos!) tais projetos?
    Abraços.

    Responder
  11. ALEXANDRE ATALIBA
    ALEXANDRE ATALIBA says:

    Sempre excelente! Estou na preparação só há 1 mês, tbm bate pânico pelo tamanho do conteúdo, mas esse texto só aumenta a esperança. Ainda há muitíssimas páginas para eu destrinchar, então deixa eu “furar a fila” rsrs
    Estou tentando ampliar minhas horas líquidas, tentando estudar no transporte coletivo, mas “haja concentração “.
    Parabéns e obrigado mestre xará. Com certeza a minha aprovação se dará pelo meu esforço nos estudos, mas tua mentoria é fundamental nessa preparação.
    Saudações cariocas!

    Responder
  12. aldinei
    aldinei says:

    olá professor! gosto muito dos seus textos e de suas dicas, estou terminando facul este ano e pretendo fazer o concurso da receita, não sei se vai dar tempo estudar o necessário para ser aprovado, mas vou me esforçar bastante e busca a sonhada vaga.
    um abraço e até aproximo post.

    Responder
  13. aldinei
    aldinei says:

    olá professor! gosto muito dos seus textos e de suas dicas, estou terminando facul este ano e pretendo fazer o concurso da receita, não sei se vai dar tempo estudar o necessário para ser aprovado, mas vou me esforçar bastante e busca a sonhada vaga.
    um abraço e até aproxima.

    Responder
  14. Carlene
    Carlene says:

    Alex, eu tb não recebi a nova bibliografia. Provavelmente pq eu já era cadastrada no site antigo. Insere um link nesse site com a bibliografia, por favor.

    Responder
    • Alexandre Meirelles
      Alexandre Meirelles says:

      Boa tarde, Carlene.
      Pedi para o pessoal colocar uma opção de refazer o download para usuários já cadastrados.
      Por favor faça o teste utilizando um dos formulários da página inicial do site.
      Me avise se deu certo. Ok?
      Obrigado pelo aviso.

    • Carlene Leal
      Carlene Leal says:

      Sei q já faz muitos dias desse comentário mas, respondendo ao Alexandre Meirelles, venho avisar que deu certo. Já estou com a nova bibliografia impressa. Thanks Meirelles!

  15. Patrick
    Patrick says:

    Alexandre, você acertou em cheio quando se referiu a carreira de TI. Impressionante como a iniciativa privada desvalorizou e explora os profissionais de TI. O concurso público não só é uma excelente alternativa para quem quer ser remunerado de forma justa, mas também é sem dúvida o melhor caminho para quem quer mudar de ares, ou seja, iniciar uma nova profissão sem se preocupar com o jogo sujo das indicações e as exigências abusivas de experiência….Grande abraço.

    Responder
  16. MANOEL
    MANOEL says:

    Artigo excelente.
    O mais interessante é saber dosar essa parte emocional, ter um foco constante é complicado, mas o tempo voa e a preparação é um pouco demorada.
    VAMOS A LUTA !

    Responder
  17. Rita
    Rita says:

    Melhor impossível!!! Amo qundo vejo seu nome na caixa de entrada. Até pouco tempo trabalhava na iniciativa privada..em banco dá pra imaginar a loucura..só sei que nao quero voltar. Hoje dedicacao exclusiva com foco total rumo a RFB e presente aqui pra ouvir e colocar em pratica as suas dicas.
    Obrigadaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!! ?????

    Responder
  18. Pedro
    Pedro says:

    Alexandre, coloca um link pra quem já está cadastrado na newsletter ter uma opção de receber novamente a sua bibliografia. Eu me cadastrei desde o seu site anterior e nesse novo site, não consigo receber essa bibliografia. Me cadastrei desde o “mentoria” e agora nesse “método de estudos” não consegui receber a bibliografia autorizada.
    P.s. A última versão da bibliografia que recebi foi de nov/15.
    Parabéns pelo novo site e por nos motivar constantemente nessa batalha.

    Responder
    • Alexandre Meirelles
      Alexandre Meirelles says:

      Olá Pedro.
      Pedi para o pessoal colocar uma opção de refazer o download para usuários já cadastrados.
      Por favor faça o teste utilizando um dos formulários da página inicial do site.
      Me avise se deu certo. Ok?
      Quanto à versão do eBook, a de nov/15 continua sendo a mais atual, pois não houve necessidade de mudanças ainda.
      Obrigado pelo aviso.

  19. Vanessa Furlan
    Vanessa Furlan says:

    Simplesmente excelente!
    Adoro gráficos, curvas, estatísticas e nada como a presença delas prá mostrar que estou seguindo no caminho certo da minha preparação.
    Números não devem assustar, apenas nos motivar para derrubar os obstáculos!!!
    Rumo à aprovação!!!

    Responder
  20. Mariana
    Mariana says:

    Obrigada pela motivação, Alexandre! Equilibrar trabalho, parte física e mental com os estudos é o mais difícil. Bate um baita desânimo quando você percebe que só tá fazendo 17h líq semanais enquanto a concorrência chega a 40h e com sobra de bastante tempo pra descansar. Mas vamos em frente, rumo ao Fisco!!! Abraços

    Responder
    • viviane
      viviane says:

      Verdade Mariana… também estou no seu grupo…tem que ter muito empenho para trabalhar e estudar enfrentando a falta de tempo…

  21. Nice
    Nice says:

    Obrigado Alexandre pelo incentivo, seu livro me ajudou a enxergar o quanto eu estava estudando de forma equivocada, estou aplicando seus métodos, na internet se encontram muita coisa referente a métodos de estudo, mas hoje sigo seus ensinamentos, pois te acho muito coerente e firme no que fala , um grande abraço. Nice

    Responder
  22. Felipe Fernandes de Oliveira
    Felipe Fernandes de Oliveira says:

    Fala aê Alexandre, acho q posso te chamar de conterrâneo, pois tb moro na Ilha …… mas vamos lá, eu sigo seus artigos e matérias e tb tenho seus dois livros e sigo suas dicas, oq está me ajudando muito, porém tenho uma dúvida, na sua bibliografia vc incluiu Direito Previdenciário e analisando os dois últimos editais para AFRFB não identifiquei essa matéria neles. Realmente eu devo começar a estudá-la ou espero o edital para iniciar.
    Desde já agradeço

    Responder
    • Felipe Fernandes de Oliveira
      Felipe Fernandes de Oliveira says:

      E ae Alexandre …… consegui encontrar, obrigado …… o ser humano aki estava procurando em D. Adm, e olha q olhei de caba a rabo o conteúdo de D. tributário ……. de acordo com o último edital os assuntos de D. Prev. começa a partir do ítem 26.

      Saudações BOTAFOGUENSES !!!!

  23. Mariana de Paula
    Mariana de Paula says:

    Adoro seus textos, Meirelles. ??????
    Às vezes bate o desânimo nos estudos, e são a esses textos motivacional que eu me agarro.
    Pra falar a verdade sinto um certo alívio ao abrir os sites de “concurso” e ver que o edital da Receita Federal (auditor) ainda não saiu, estou nessa batalha e preciso de mais HBC’s em minha trajetória, acredito que se saísse o edital amanhã pra uma futura prova daqui 3meses, minha chance seria mínima. Então, sem muita pressa. ?

    Responder
  24. Katiana
    Katiana says:

    “Fanático Inteligente” é o ponto.
    Vai ser meu novo jargão mental junto com a “desculpite” rsrs
    Algumas vezes dá pânico, sem saber se vai dar tempo estudar tudo com qualidade até o edital sair.
    Também me cobro muito!
    (Fui abençoada com a aprovação em outro menos puxado com seis meses no “mundo dos concursos”. Sem previsão de convocação + apoio da família = posso estudar. E hoje, dedicação exclusiva há quase 4 meses para a RFB. Contando isso porque uma das causas do panico é que mesmo sabendo que vou estudar até passar eu quero ser concursada – ou melhor, Auditora – e não concurseira rsrs, antes de deixar de trabalhar pra estudar me preocupava muito com isso, não ter edital está me ajudando porque fico consciente de que leva tempo mesmo e é melhor assim).
    Sempre repito em pensamento que pânico é um minuto, depois segue no foco e no planejamento.
    A evolução vai dando segurança, mas sempre rola um minuto de pânico.
    QE tão requisitada quanto QI (ou mais, no meu caso).
    Percebeu o divã, né? rsrs

    Responder
  25. Rogério
    Rogério says:

    Muito boa a dica, mas e quem está pensando em não parar de estudar, apenas mudar o foco durante 3 meses e tentar um concurso menor apenas para se sustentar? (estou desempregado).
    Seria muita perda de tempo?

    Responder
  26. Alessandro Lima
    Alessandro Lima says:

    Excelente texto motivador do mestre Alex Meirelles. Já estou nessa luta para a AFRFB desde 2013. Estou cada vez mais confiante no sucesso da aprovação na próxima oportunidade. Para de estudar, NUNCA! Abraço Grande Alex.

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] preparado quando essa hora chegar? (veja nosso artigo “Quando começar a estudar?” clicando aqui) Mantenha a sua DETERMINAÇÃO e você será […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *