Como Estudar Para Concursos

Concursos da área fiscal: como começar a estudar e se preparar?

Os concursos da área fiscal são alguns dos mais concorridos e desejados do país. Isso porque estudar para concursos fiscais não é fácil, afinal, a preparação reúne disciplinas ditas como “difíceis”, como Contabilidade e Estatística.

No entanto, essa ementa não exige que você seja formado em Administração, Contabilidade, Economia ou Estatística para prestar um concurso para auditor fiscal.

O que definirá sua aprovação é a sua dedicação, bem como a capacidade de reunir os materiais mais qualificados sobre a área fiscal.

Apesar de o início do estudo para um concurso para auditor fiscal não ser fácil, com algumas instruções, você percebe que a preparação não é um bicho de sete cabeças.

Por isso, neste artigo, vou explicar como você pode começar a estudar para concursos da área fiscal. Confira!

Conheça a bibliografia indicada para concursos da área fiscal

Primeiramente, para começar a estudar para concursos da área fiscal é necessário conhecer a bibliografia recomendada para a área.

Aqui no blog do Método de Estudo, eu elenquei a Bibliografia da Área Fiscal, que é um documento que reúne, na opinião da maioria dos concursandos da área, os títulos dos melhores materiais para concursos fiscais.

Eu sempre busco atualizar este material com as minhas indicações e, por vezes, recebo muitos agradecimentos de aprovados na área pelas orientações.

Com o material em mãos, é hora de organizar seu ciclo de estudos

Em resumo, estudar para concursos da área fiscal não é tão simples. Há certames que reúnem mais de 20 disciplinas.

Inicialmente, esqueça a ideia de começar a estudar por 10 disciplinas de uma só vez. Isso é furada!

Assim sendo, você deve, primeiramente, começar a estudar pelas disciplinas básicas da área. São elas:

  • Português;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Raciocínio Lógico;
  • Contabilidade Geral – até DRE (Demonstração do Resultado do Exercício);

Para começar a estudar para concursos da área fiscal você deve optar por seis a oito disciplinas, no máximo.

Dessa forma, conforme você for terminando cada uma delas – ou seja, a primeira passada de estudo completa no seu material de estudos – você pode inserir uma nova disciplina.

Nesse caso, é só diminuir a carga horária da disciplina que você está terminando no seu ciclo de estudos e inserir uma nova.

Sendo assim, aos poucos que você vai inflando seu ciclo de estudos e aumentando o seu nível de estudo, gradativamente.

Conforme for aprendendo, não abandone a disciplina – apenas reduza a carga horária dedicada a ela!

Quais disciplinas novas eu devo inserir?

Para saber quais disciplinas você deve inserir no seu ciclo de estudos conforme for “concluindo” disciplinas básicas, é necessário entender qual edital você irá prestar.

Com o passar dos meses, você estará antenado nos boatos, na previsão de publicação dos editais e irá começar a avaliar se fará concursos para a Receita Federal, Fiscal do Trabalho, ICMS ou ISS.

Se você optar por prestar concurso para Analista da Receita Federal, você deve incluir no seu ciclo as disciplinas relativas a este cargo. Muitas delas você pode encontrar avaliando o último edital desse concurso.

Receita Federal? Troque Raciocínio Lógico por Matemática Básica

Mas se, desde o princípio, você quer prestar concursos para a Receita Federal, troque Raciocínio Lógico por Matemática Básica.

Se você ainda tem dúvidas e receios com Matemática Básica, escrevemos um artigo sobre matemática básica para concursos.

No edital da Receita Federal, é chamado de Raciocínio Lógico uma série de conteúdos da Matemática Básica, como:

  • Matemática Financeira;
  • O próprio Raciocínio Lógico (tabela verdade, proposições);
  • Matemática do ensino médio, como Geometria e Matrizes;
  • Estatística Descritiva;
  • Estatística Inferencial.

No entanto, para ICMS e ISS é muito difícil aparecerem questões de matemática básica. O foco é raciocínio lógico, matemática financeira e Estatística.

Estatística é uma disciplina que, seja para concursos da Receita Federal ou dos ICMS, você deve estudar por último, após as matemáticas e raciocínio lógico, porque é naturalmente mais complexa.

Estude, primeiramente, o conteúdo para Analista da Receita Federal

Uma boa estratégia para ir cumprindo com mais eficiência as disciplinas para concursos da área fiscal é estudar, em um primeiro momento, o conteúdo para Analista da Receita Federal, caso você queria prestar os concursos da Receita Federal (Auditor e Analista).

Isso porque o Analista funciona como um subconjunto de disciplinas cobradas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal.

Logo, eu acho prudente cumprir, em um primeiro momento, todo o conteúdo para Analista da Receita Federal.

Há pessoas que aconselham estudar logo todo o conteúdo para Auditor, porque assim, consequentemente, você estará cumprindo com o conteúdo para Analista.

Entretanto, eu, particularmente, acho essa postura uma furada, porque você não sabe quando irá sair o edital.

Logo, você pode ser pego de surpresa pela publicação do edital enquanto estiver estudando Auditoria, Contabilidade Avançada e outras disciplinas cobradas só para o cargo de Auditor Fiscal.

Dessa forma, você não estaria nem preparado para tentar o cargo de Analista e, muito menos, para Auditor Fiscal.

Estudando para o cargo de Analista para concursos da área fiscal, você deve incluir no seu ciclo de estudos:

  • Administração Pública;
  • Direito Previdenciário;
  • Legislação Tributária Federal.

Já sou Analista ou outro cargo de padrão semelhante a ele, e agora?

A dica anterior é muito útil para as pessoas que estão iniciando seus estudos para concursos da área fiscal.

No entanto, se você já ocupa um cargo de Analista da Receita Federal ou algum outro para o qual a mudança para Analista não seja vantajosa, você, de fato, deve estudar diretamente para concursos de Auditor Fiscal.

Dessa forma, após o estudo das disciplinas básicas, sobretudo Contabilidade, é hora de emendar em Contabilidade Avançada, por exemplo. Auditoria e Administração Pública também merecem sua atenção neste momento.

Quanto às legislações federais (Aduaneira e Tributária), você pode esperar um pouco para estudá-las. Neste segundo momento, priorize Auditoria, Contabilidade Avançada, Análise de Balanços e Língua Estrangeira (se esta cair em seu concurso).

Cumprido com este conteúdo, aí sim você deve estudar a Legislação Aduaneira e a Legislação Tributária.

Tratam-se de disciplinas que não são tão complicadas, porém são extensas e, em geral, valem muitos pontos.

O importante é estudá-las após ter uma base razoável de Direito Tributário.

Meu foco são os concursos da área fiscal de ICMS. O que estudar depois?

Se após cumprir as disciplinas básicas, você optar por prestar concursos de ICMS, há outras disciplinas para incluir no seu ciclo de estudos.

Priorize a Legislação Tributária Estadual logo. Embora haja mudanças de um estado para o outro, o núcleo da disciplina é o mesmo: Lei Kandir, a parte da Constituição Federal que trata dos impostos estaduais, a Lei Complementar 24/75 (Confaz), o Simples Nacional e mais.

Esse núcleo comum às legislações dos 26 estados e do Distrito Federal é complicado e, por isso, você deve estudá-lo com antecedência. É bem mais difícil que a legislação federal, por isso não dá para esperar muito para começar seu estudo.

Economia é um trunfo dos concursos de ICMS

Os concursos de ICMS, em geral, cobram a disciplina de Economia: microeconomia, macroeconomia e finanças públicas. Eis outra disciplina chatinha, que não deve ser deixada para depois do edital de forma alguma.

Em suma, este é mais um obstáculo que você deve vencer para prestar concursos da área fiscal de ICMS após estudar as disciplinas básicas.

Em quanto tempo termino de estudar as disciplinas básicas?

Eu não posso afirmar uma média de tempo exata que você levará para concluir o estudo das disciplinas básicas para concursos da área fiscal.

Isso dependerá de uma série de fatores, como a sua base, seu nível de facilidade de aprendizado, sua adaptabilidade às disciplinas de exatas e quanto tempo você estuda por dia.

Contudo, se eu pudesse dar um chute, diria que o tempo pode variar de seis meses a um ano e meio de estudos para concursos da área fiscal.

Costumo dizer que concursos da área fiscal são raramente conquistados em um ano de estudos. São concursos que você deve se preparar por dois a três anos.

Devo assistir a aulas para estudar para concursos da área fiscal?

Outra questão muito recorrente entre quem está se preparando para concursos da área fiscal é se deve assistir a aulas.

Dessa forma, o meu conselho é que você assista às aulas apenas daquelas disciplinas que você tem muita dificuldade.

Isso porque a maioria das disciplinas você aprende sozinho e, muitas vezes, as aulas delas vão retardar o seu rendimento.

Algumas disciplinas, é claro, podem exigir uma explicação extra. Exatas, Contabilidade, Economia e ICMS são disciplinas que geram dificuldade e, por isso, as aulas podem facilitar o aprendizado.

Portanto, mesmo que você tenha comprado um pacote que te dê direito às aulas, evite assistir às matérias que você tem facilidade.

Vale ressaltar que estudar apenas por meio de aulas não garante a aprovação em concursos da área fiscal.

Por fim, acredito que para que você possa ter sucesso em qualquer um dos concursos da área fiscal, o interessante é ir, aos poucos, aumentando os subconjuntos de disciplinas estudadas.

Assim, aos poucos você estará preparado para prestar diferentes opções de concursos, seja para Receita, ICMS ou ISS.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Além disso, fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

Respostas

  • Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

    • Obrigado pelo comentário, Evy. Desejamos sucesso em sua preparação e esperamos que nossos conteúdos contribuam para sua aprovação. Não se esqueça de realizar a inscrição em nosso canal e ativar as notificações para ser avisado sempre que um vídeo novo for postado ;) Abraços e bons estudos!!!

  • Olá Professor.
    O senhor menciona a questão de assistir ou não aulas. Na ocasião de não assistir, o senhor recomenda estudar por que meios? Doutrinas, E-books, etc? Cite exemplos por gentileza.

    • Olá, Igor, tudo bem?
      Temos em nosso site, https://www.metododeestudo.com.br/, a bibliografia recomendada pelo Alexandre Meirelles para os concursos da área fiscal e policial, incluindo livros, PDFs e aulas.
      Para ter acesso, na parte superior do nosso site, em “Materiais Gratuitos”, você deverá clicar em” bibliografia área fiscal” e inserir seu nome e email. Aguarde em seu email o material e não se esqueça de verificar a caixa de spam.
      Abraços e bons estudos!!!

  • Professor, boa noite.
    O senhor menciona a questão de assistir ou não aulas. Na ocasião de não assistir, o senhor recomenda estudar por que meios? Doutrinas, E-books, etc? Cite exemplos por gentileza.

  • Professor, boa noite.
    O senhor menciona a questão de assistir ou não aulas. Na ocasião de não assistir, o senhor recomenda estudar por que meios? Doutrinas, E-books, etc? Cite exemplos por gentileza.

  • Olá Meirelles,
    Diferentemente da maioria, tenho muito interesse pelos ISSs, quais são os pontos mais cobrados pelas bancas, na disciplina de Contabilidade?
    Parabens pelo trabalho!
    Sou inscrito no seu canal youtube.

    • Juliano, nao tem muita diferença das provas de icms ou da rfb, vai depender do perfil de cada banca. abs, Alex
  • Olá professor, acabei de me forma em contabilidade e tenho experiencia a área tributaria. Por quais disciplinas devo começar a estudar para concurso na área fiscal?

  • Professor, para quem estuda uma média de 45 horas liquidas por semana, o tempo para ser ter um conhecimento necessário para ser aprovado ainda é de 2 a 3 anos?

    • Maickon,
      vc tem uma boa carga de estudo, então provavelmente em 1 ano e meio já estará num bom nível, mas depende muito da sua base, se aprende rápido ou não, do tanto de aulas q assiste etc.
      Não dá pra precisar muito.
      só o tempo vai dizer como estará em 1, 2 ou 3 anos...
      estude firme pra ficar bem o mais rápido possível, não ponha um prazo pra isso pra não se frustrar.
      Abs, Alex
    • Agradecemos o seu comentário, Andreia!
      Anotamos aqui, quem sabe não fazemos um vídeo com esse tema?! ;)
      Temos muitas dicas para a área fiscal em nosso canal do Youtube também, não deixe de acompanhar!
      Desejamos muito sucesso em sua preparação e esperamos que nossos conteúdos contribuam para sua aprovação =)
      Abraços e bons estudos!!!

  • Professor, tudo bem?
    Será que ainda há tempo hábil para se preparar para o próximo concurso da Receita Federal? Muito obrigada pelas dicas, dão injeção de ânimo nos estudos.

    • Patrícia,
      vc tem q começar o quanto antes, pq nao sabemos qdo será a prova nem como vc vai render no estudo.
      O importante é vc começar logo, se nao der pra RFB, haverá outros concursos depois.
      Abs, Alex

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Ciclo de Estudos
    • Como Estudar Para Concursos
    • Organização do Estudo

    Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

    Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

    Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

    08/05/2020