COncentração para estudar para concurso

DICAS PARA CONCURSO: Como ter concentração para estudar

Já dei algumas dicas para concurso aqui no blog e nas redes sociais sobre como preparar seu local de estudo. Também falei sobre alimentação, exercícios físicos e sobre manter o sono em dia. Mesmo assim, existe um fator que pode ser determinante no rendimento dos seus estudos: a sua capacidade de atenção e concentração. Uma pessoa concentrada aprende melhor e mais rápido. No longo prazo, uma boa concentração para estudar para concurso dá muita diferença e pode ser determinante para a aprovação. E sim, existem exercícios para aumentar a concentração.

A diferença entre atenção e concentração

Primeiramente, vamos diferenciar atenção de concentração, pois são “coisas” diferentes. Às vezes você está atento, mas não está concentrado, e em outros momentos acontece o oposto. Sendo assim, além de coisas diferentes elas podem acontecer em momentos distintos. O ideal, obviamente, é que nos mantenhamos concentrados e atentos a maior parte do tempo de estudo.

Conforme definido pelos especialistas Élson Teixeira e Andrea Machado em 1999, “atenção é estar com os sentidos voltados para o foco de uma questão, enquanto concentração é se envolver no foco da questão”.

Por exemplo, você pode estar lendo esse texto totalmente concentrado no seu conteúdo, mas não ter reparado em algum erro de digitação. Nesse caso você está concentrado, mas não está atento. Agora imagine-se dirigindo de volta para casa depois do trabalho, por um caminho que está acostumado a fazer todos os dias. Muito provavelmente está prestando atenção no trânsito, mas desconcentrado, pensando em sua vida.

Como aumentar sua concentração para estudar?

Muita gente acha que as pessoas nascem com maior concentração ou não. Na verdade, a concentração pode ser exercitada e, consequentemente, melhorada. Vamos apresentar aqui um exercício simples, que pode ser feito em qualquer lugar, que pode ajudar você a aumentar sua concentração:

Pegue um relógio analógico, espere o ponteiro dos segundos passar pela posição das 12 horas e acompanhe mentalmente os segundos. Assim que qualquer outro pensamento quer não seja a contagem vier à sua mente, pare, espere que passe novamente pelo 12 e recomece. É absolutamente normal não passar de pouquíssimos segundos. Esse exercício, apesar de simples, é extremamente difícil. Não adianta se iludir: se pensar em algo diferente da contagem, pare-a, respire fundo e recomece do zero.

Além do exercício proposto, que serve para “treinar” o seu cérebro e aumentar sua concentração, antes de começar a estudar, evite ver notícias na TV/Internet, Facebook e Whatsapp. Pode ser que uma notícia ou mensagem que você acabou de ler atrapalhe a sua concentração na hora do estudo.

Com as dicas para concurso dessa semana, vamos aos estudos! Como tudo nessa área, é necessário muito esforço e foco. Confira o vídeo que gravei esta semana com dicas para combater o desânimo e manter a concentração:

Um abraço, Alexandre Meirelles!

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

8 respostas
    • Luiz Muniz says:
      Olá Tadeu,

      Já estou trabalhando na atualização da bibliografia. Fique de olho no nosso site, pois vou lança-la em breve.

      Abs

      Alex

  1. Leandro says:

    Mais um excelente artigo e vídeo. Obrigado Alex.
    Uma pergunta/pedido. Já pensou em gravar um audiobook?
    Já lí seu livro CONCURSOS FISCAIS, alguns depoimentos seu de quando passou para a RFB e para AFR-SP. Me ajudaram muito, com dicas e motivação. Assim seria muito bom mesmo ouvir um audiobook seu na hora dos intervalos, mantendo o foco, a motivação e ainda rever alguns dicas para voltar aos estudos. Como se fosse um treinador mesmo, dando força, uma palavra de motivação, pedindo atenção para este ou aquele detalhe, lembrando deste ou daquele método, atenção para esta ou aquela falha, etc. Além de otimizar o tempo, uma vez que ainda não adquiri seu novo livro COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS por falta de tempo.
    Mais uma vez muito obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *