Como Estudar Para Concursos

22 filmes de motivação recomendados para concursandos

Há algumas semanas, eu indiquei uma lista de livros de motivação para concursandos. Como já era esperado, vocês pediram que eu também fizesse uma lista de filmes de motivação para quem está estudando.

Filmes são muito mais fáceis para os concursandos assistirem, afinal, muitos títulos hoje estão disponíveis na Netflix e, em duas horas em média, é possível absorver a história.

Eu assisto a muitos filmes, tenho uma meta de filmes a serem assistidos por ano e classifico todos que assisto em notas de 1 a 10. É um dos meus principais hobbies para relaxar!

Atendendo aos pedidos, montei uma lista com 22 filmes de motivação recomendados para concursandos.

Muitos dos títulos não são só indicados para buscar inspiração nos estudos, mas verdadeiras lições de vida que aplico no meu cotidiano.

Quase todos os filmes aqui indicados são biográficos, ou seja, baseados em fatos reais. Vamos à lista!

Filmes de motivação para os estudos

1) A Luta pela Esperança (Cinderella Man, 2005)

Mais do que um filme de motivação, este está entre os meus 10 filmes favoritos, seja lá qual for a categoria.

O filme apresenta a história do boxeador Jim Braddock, chamado de “O Cinderela”, que superou as dificuldades trazidas pela Grande Depressão americana e se transformou em herói nacional ao enfrentar o campeão Max Baer em uma luta memorável.

2) À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happiness, 2006)

À Procura da Felicidade é um filme de motivação famoso e obrigatório para todos os concurseiros!

Neste filme, Chris Gardner é um pai de família que enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, este pai solteiro e seu filho não têm onde morar.

Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris mostra-se determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

3) Até o Limite da Honra (G.I. Jane, 1997)

Este é um filme de motivação que indico principalmente para as concursandas! Neste filme, em resposta à pressão política da senadora Lillian DeHaven, a Marinha Americana dá início a um programa de integração de mulheres aos seus serviços.

O programa começa com uma única candidata, a tenente Jordan O’Neil, escolhida especificamente devido à sua feminilidade.

Jordan passa a fazer parte de um treinamento severo sob o comando de John James Urgayle, que pressiona a novata até que ela ganhe o respeito do superior com sua determinação.

4) Ben-Hur (1959)

O Ben-Hur a que você deve assistir é a versão original, lançada no fim da década de 1950.

Ben-Hur é um filme épico norte-americano, que conta a história de um mercador judeu que, após um desentendimento, é condenado a viver como escravo por um amigo de juventude, Messala, que é o chefe das legiões romanas da cidade.

Mas uma surpreendente oportunidade de vingança surge de onde ele menos espera.

5) Coração Valente (Brave Heart, 1995)

O filme de motivação Coração Valente ganhou o Oscar de melhor filme em 1995 e é estrelado por Mel Gibson no papel do protagonista.

O filme conta a história de um herói escocês do século XIII, William Wallace, que lidera seus conterrâneos contra o monarca inglês Edward I, após ter sofrido uma tragédia pessoal causada pelos soldados do tirano.

O exército amador criado por Wallace se torna maior que o exército da Inglaterra e ele trava violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.

6) Desafio no Gelo (Miracle, 2004)

Essa é um filme de motivação surpreendente dos estúdios da Disney.  Neste filme, o técnico de hóquei Herb Brooks, com seu estilo ousado, é contratado para dirigir o time de hóquei dos EUA na Olimpíada de 1980.

Enfrentando a favorita União Soviética na disputa pelo ouro, a equipe se torna um ícone do patriotismo americano em plena Guerra Fria.

7) 2 Filhos de Francisco (2005)

O cenário nacional também apresenta grandes filmes de motivação para concursandos. A minha escolha é 2 filhos de Francisco.

Este é um filme emocionante que conta a história do senhor Francisco, um lavrador do interior do Brasil que tinha o sonho de fazer com que seus dois filhos fossem famosos cantores de música sertaneja.

A batalha de Francisco pelo sucesso dos filhos foi bem sucedida, afinal, seus garotos se tornaram Zezé Di Camargo e Luciano, uma das duplas mais bem-sucedidas no gênero no país.

8) Escritores da Liberdade (Freedom Writers, 2007)

Esse filme de motivação apresenta uma revolução no aprendizado e o amor pela profissão de professora.

Em Los Angeles, uma jovem e idealista professora, chega a uma escola de um bairro pobre, corrompido pela agressividade e violência.

Neste cenário, os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial.

Assim, a professora Gruwell lança mão de métodos diferentes de ensino e, aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos e aprendendo.

9) Guerreiro (Warrior, 2011)

Esse é um filme de motivação que possui uma das notas mais altas na minha listagem e conta a história de dois irmãos no universo do MMA.

Tommy Conlon é o filho mais novo de Paddy, que voltou há pouco tempo para casa. Tommy supera os problemas do pai com bebida e passa a treinar com ele para poder participar de campeonatos de MMA.

No entanto, sua trajetória faz com que tenha que enfrentar no ringue Brendan Conlon, seu próprio irmão.

10) Homens de Honra (Men of Honor, 2000)

Esse filme de motivação para concursandos reúne dois dos maiores atores da história do cinema – Robert De Niro e Cuba Gooding Jr.

O filme conta a história real de Carl Brashear, um jovem negro que entra para a Marinha americana nos anos 50, época em que o racismo prevalecia no país.

O jovem enfrenta o preconceito de seus colegas brancos e de seu instrutor, mas sua coragem e determinação conquistam o respeito de todos.

11) Invencível (Invincible, 2006)

Em Invencível, você conhece a triste realidade de Vince Papale, que acaba de perder o emprego de professor e foi abandonado pela esposa.

Trabalhando como barman, sua paixão é jogar futebol com os amigos e torcer pelo seu time, Philadelphia Eagles.

Quando o novo técnico do Eagles, Dick Vermeil, anuncia que ele vai abrir testes para a seleção do time, Vince se inscreve e é escolhido, tornando-se o novato mais velho, com 30 anos de idade, sem formação acadêmica em futebol americano, a entrar em um time da NFL.

12) Mãos Talentosas (Gifted Hands, 2009)

Este filme de motivação é também uma verdadeira história de superação, mostrando que podemos sempre alcançar nossos sonhos, basta querer!

Ben Carson, interpretado por Cuba Gooding Jr, é um menino pobre de Detroit, que sempre levou uma vida desmotivada, já que tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro.

O que ele e os que estavam ao redor não esperavam era que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.

13) No Limite (The Express, 2008)

No Limite é outro filme de motivação que apresenta a história de uma das maiores lendas e um dos primeiros atletas negros do futebol americano.

Nascido em meio à pobreza, Ernie Davis consegue passar por vários obstáculos até entrar no programa de futebol da universidade de Syracuse.

Orientado pelo treinador Ben Schwartzwalder, ele vira um dos melhores jogadores de sua escola, inclusive conseguindo ter mais êxito que Jim Brown.

Em 1961, Davis se torna o primeiro jogador afrodescendente a ganhar o troféu Heisman.

14) O Escocês Voador (The Flying Scotsman, 2006)

Neste filme de motivação você conhece a história de Graeme Obree, um proprietário de uma loja de bicicletas, famoso por ganhar competições de ciclismo, que fica mentalmente incapacitado e sem patrocínio.

Mas ele não desiste e usa uma bicicleta improvisada chamada “Old Faithful” para continuar pedalando.

15) O Grande Desafio (The Great Debaters, 2007)

Melvin Thompson, interpretado por Denzel Washington, é um brilhante professor. Ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades.

Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia.

16) O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998)

Os 30 minutos iniciais desse filme são considerados a meia hora mais tensa da história do cinema. Isso já diz muito sobre o potencial deste filme de motivação!

O filme conta a história do capitão Miller (Tom Hanks), que ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944,  recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate.

Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

O final do filme eu sempre utilizava em minhas palestras, porque mostra a verdadeira essência da motivação de estudarmos tanto para alcançarmos nossos objetivos.

17) Papillon (1973)

Este é o filme adaptado do meu livro favorito e, é claro, integra o meu “top 10” de melhores filmes de motivação!

Na década de 30, Papillon, interpretado por Steve McQueen, foi acusado de assassinato e mandado para cumprir prisão perpétua na Guiana Francesa.

Na prisão, as regras são claras: qualquer um que tentar fugir ganha como punição dois anos de solitária.

Mas isso não é o bastante para assustar Papillon, que vai tentar fugir de qualquer maneira.

Em uma das vezes ele quase consegue e vai parar inicialmente em uma colônia de hansenianos e depois em uma tribo de índios caribenhos, até chegar à Ilha do Diabo.

18) Prova de Fogo (Akeelah and the Bee, 2006)

Um filme de motivação muito sensível, em Prova de Fogo um professor muda a vida de uma menina de 11 anos quando começa a treiná-la para o desconhecido caminho dos concursos de soletração.

Com sua ajuda, a garota, chamada Akeelah, vai descobrindo possibilidades, desenvolvendo capacidades e influenciando os que estão à sua volta com sua coragem e determinação.

19)  Quase Deuses (Something the Lord Made, 2004)

Vivien Thomas, um negro na década de 30, é contratado como faxineiro mas acaba ajudando o Dr. Alfred Blalock em uma investigação médica.

O problema é que o racismo não permite a entrada de Thomas na universidade, mas como ele é indispensável para o êxito do projeto, sua entrada é permitida contanto que somente Blalock receba as honras.

20)  Rocky I a VI (1976 a 2006)

Dica indispensável de filme de motivação, sobretudo para os concursandos homens que acompanham o blog e o canal do Método de Estudo.

A história de Rocky Balboa é um clássico e extremamente motivadora. Em resumo, Rocky é um desconhecido boxeador da Filadélfia que complementa sua renda como coletor de um agiota.

Nesta cidade, ocorrerá a disputa pelo campeonato mundial de pesos pesados, marcada para o dia de Ano Novo de 1976, o ano do bicentenário da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

Porém, o desafiante do campeão Apollo Creed se machuca, e o promotor Jergens encontra dificuldades de encontrar outro oponente.

Creed apresenta a ideia incomum de lutar contra um lutador local, de origem italiana: sua escolha recai em Rocky.

Deu origem a diversas continuações, dentre as quais a minha predileta, a terceira.

21)  Um Sonho Possível (The Blind Side, 2009)

Um filme de motivação que acredito que muitos já viram, mas eu jamais poderia deixar de indicar, é Um Sonho Possível, estrelado por Sandra Bullock.

Michael Oher, um adolescente afrodescendente sem teto, entrava e saía do sistema de ensino ano a ano.

Em uma noite de chuva, Leigh Anne Tuohy e seu marido levam-no para sua casa. A família torna-se representante legal de Michael, transformando tanto a sua vida quanto a deles.

O tamanho de Michael e seu instinto protetor fazem dele uma estrela no campo de futebol e, com a ajuda de sua nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe seu potencial como estudante e jogador de futebol.

22)  Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001)

Conheça a história de John Nash (Russell Crowe), um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio no qual atuava.

Mas, aos poucos, Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam.

Após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

Quais são os seus filmes de motivação favoritos?

Listei 22 filmes de motivação para vocês se divertirem nas horas de descanso e buscarem inspiração para enfrentar a jornada diária de estudos para concursos públicos.

Lembrando que filmes têm avaliações diferentes de acordo com o gosto de quem assiste! Mas eu espero que os títulos aqui listados possam agradar vocês.

Se tiverem outras sugestões de filmes de motivação para concursos, coloque aqui nos comentários, pois eu vou assistir também!

Mentoria para manter a motivação e foco nos estudos

Os programas da Liga da Aprovação podem ajudá-lo a ter foco nos estudos para concurso público de acordo com a sua área:

  1. Liga da Aprovação Fiscal e Controle: mentoria focada em quem deseja fazer concursos da área fiscal e controle – como Receita Federal e outros.
  2. Liga da Aprovação Policial: mentoria voltada para àqueles que irão prestar concursos da área policial, em geral.
  3. Liga da Aprovação Demais Áreas: mentoria voltada para aqueles que irão prestar concursos das áreas de Tribunais, INSS, Bancários (BACEN, BB, BNDES, CEF ets), Cargos Administrativos (Técnicos e Analistas do Executivo, Legislativo e Judiciário), Formações Específicas (Engenheiro, Médico etc), e outras carreiras, como Petrobras, CVM, Carreiras Militares, e muitas outras.
  4. Jornada da Aprovação: é um curso GRÁTIS, que vai ajudá-lo a se preparar  para qualquer prova, área, ou tipo de estudo, com conhecimentos gerais para um bom desempenho nos estudos.
  5. Pilares da Aprovação: um curso rápido, objetivo e focado com tudo o que você precisa saber para entender melhor as diversas áreas de concurso, como eles funcionam, quais materiais ou cursos adquirir, como organizar seu estudo e como administrar seus recursos financeiros para a árdua caminhada rumo à aprovação.
  6. Passaporte Jornada da Aprovação: quer todos os benefícios das mentorias e cursos da Liga em um único pacote? Com o Passaporte, você tem acesso a 6 meses de conteúdo, canal direto comigo, Alexandre Meirelles, grupo privado no Facebook e muito mais por um preço exclusivo.

Um dos programas de mentoria vai ajudar você a se preparar na área que pretende se dedicar aos estudos. Profissionais com know how de alto nível vão auxiliá-lo, afinal, seu tempo de estudo merece ser valorizado!

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

Respostas

  • Até o último homem: filme fantástico, pois ninguém acreditou naquele rapaz raquítico e ele fez tudo que e muito mais. Mãos talentosas é um dos filmes mais fantásticos e de superação que já assisti, diga-se, filho de uma mãe analfabeta, se tornou o melhor médico na especialidade que ele se propôs. O vendedor de sonhos: filme brasileiro. Recomendo! O Extraordinário - Wonder: filme de uma criança com uma deficiência e que não se rendeu à "proteção" dos pais e enfrentou a comunidade mais perversa "crianças"...kkkkk. O livro é bem melhor.

  • Olá que conteúdo rico em informações, vou começar acompanhar seu blog.

  • Obrigado pela lista. Acabei de assistir "Cinderella Man" e é simplesmente um dos melhores que já assisti. Recentemente assisti "Jogada de Rei" com Cuba Gooding Jr, é muito bom também.
    Obrigado pelas dicas dos colegas, em breve assistirei alguns.
    Abraços

    • Olá, Juliano, tudo bem?

      muito obrigado pelo comentário. Nós é que agradecemos.

      Bons estudos.

      Abraço

  • Agradeço pelo cuidado na manutenção psicológica dos concursandos neste período de tantas limitações e inúmeras incertezas. Somos seres psicossomáticos e necessitamos do bom funcionamento de todo o sistema humano para obter êxito em nosso projeto.

    • Oi Vera, muito obrigado pelo comentário.
      Nós é que agradecemos pela confiança.
      Abraço

  • Adoro esse tipo de filme! Obrigado pelo conteúdo ;)

  • Gostei do seu artigo, acho que o caminho é esse mesmo.
    E isso tem me ajudado e muito.
    Vou começar a acompanhar seu trabalho.
    Parabéns pelo site.

    • Que bom que gostou!
      Agradecemos o seu comentário e desejamos muito sucesso em sua preparação =)
      Não deixe de acompanhar nossos próximos conteúdos, esperamos que contribuam para sua aprovação.
      Abraços e bons estudos!!!

    • Obrigado pelo comentário, Junior. Seja bem-vindo ao nosso blog!
      Não deixe de visitar nosso canal no YouTube também, sempre temos novidades ;)
      Bons estudos!!!

  • FILME: "O ALUNO" simplesmente sensacional

    Maruge lutou pela liberdade de seu país, foi preso e torturado. Em 2003, após ouvir um comunicado do governo sobre um programa de “Educação para todos”, decidiu se matricular em uma escola primária. Na ocasião, Maruge tinha 84 anos.

    O filme “O Aluno” é baseado na história real de Kimani Maruge Ng’ang’a, que, com o sonho de aprender a ler e escrever, lutou para entrar e permanecer na escola acostumada a receber crianças. A história do idoso alfabetizado ao lado de crianças ganhou repercussão nacional e provocou a revolta de alguns moradores da região.

    Falecido em 2009, Maruge foi a pessoa mais velha a se matricular em uma escola primária, de acordo com o Guinness Book. Devido ao seu empenho e conquistas, o queniano foi convidado para fazer um discurso na sede da ONU, em Nova York, sobre o poder da educação.

    • Obrigado pela dica e pelo comentário!
      Continue acompanhando o blog e o canal.

  • Olá, professor, sou sua fã! O Senhor é nota 1000!
    Que Deus sempre o abençoe!
    Bom, minha dica é o filme Pride - Orgulho de uma nação (2007).

    Com problemas para achar trabalho, por conta do preconceito racial, o determinado Jim Ellis (Terrence Howard), ex competidor de natação, começa um trabalho em um centro de recreação, enquanto procura emprego como professor. Um dia, na piscina do centro, ele conhece um grupo de jovens negros que mudarão sua vida. Baseado em uma história real.

    Professor, assista!

    Fique com Deus.

    • Obrigado pelas dicas e pelo feedback, Aline!
      Continue acompanhando o canal!

  • ATÉ O ÚLTIMO HOMEM
    Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Abdrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

  • COACH CARTER - TREINO PARA A VIDA
    Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

    • Excelente dica! Obrigado pelo comentário, Ismal!
      Continue acompanhando o blog e o canal.

    • Obrigado pelo comentário, Carolina!
      Continue acompanhando o blog e o canal.

  • Desafiando Gigantes. O treinador de futebol Grant Taylor está com problemas pessoais, enfrentando os pais que querem forçar a escola a substituí-lo. Seguindo a mensagem de um visitante, tenta inspirar a equipe a usar a fé para vencer obstáculos.

    • Excelente dica, Jean. Obrigado pelo comentário!
      Um abraço!

  • Obrigada! Muito bom ?
    "As sufragistas"
    "A outra"
    Muito bons tb!

    • Obrigado pelo comentário, Bárbara!
      Continue acompanhando o blog e o canal.

    • Obrigado pelo comentário!
      Continue acompanhando o canal.

  • Grande Xará!

    Seguem mais alguns inspiradores.....são eles:

    Até o Último Homem com Andrew Garfield;
    Conduta de Risco com George Clooney;
    Diamante de Sangue com Leonardo Dicrapio;
    A ponte dos Espiões com Tom Hanks;
    McFarland dos EUA com Kevin Costner.

    Grato pelas dicas!

    • xará,
      valeu pelas dicas, eu já vi todos esses, mas achei q nao tinham muita cara de concurseiro, mas vou olhar melhor pq nao me lembro direito rs.
      Abs,
      Alex
  • Ótima lista!
    Já assisti a maioria. Gosto tb do filme: O Leitor com Kate Winslet, tem cenas fortes, mas é inspirador.

    • Obrigado pelo comentário, Lenicarla!
      Continue acompanhando o canal.

    • Obrigado pelas dicas, Robson!
      Continue acompanhando o blog e o canal.

  • Obrigado mestre! Acrescentando: Um Sonho de Liberdade, O Gladiador e Desafiando Gigantes.

    • Obrigado pelo comentário!
      Continue acompanhando o canal.

  • Fala Mestre!!
    Que lista fantástica já assisti vários... mas alguns não assisti ainda, mas já vou colocar em pauta.
    Aproveito pra acrescentar o filme Invencível (Unbroken), filme simplesmente fantástico.

    • Excelente dica! Obrigado pelo comentário!
      Continue acompanhando o canal.

    • Excelente dica, Thereza. Obrigado pelo comentário!
      Continue acompanhando o blog e o canal.

  • Ótima lista, e acrescento mais 3;

    Um bom ano e Gladiador (Ambos a dobradinha Russell Crowe e Ridley Scott);
    e Jerry Maguire - A grande virada (Tom Cruise no papel principal).

    • Obrigado pelas dicas e pelo comentário, Walter!
      Continue acompanhando o canal.

    • Obrigado pelo comentário, Jacqueline!
      Continue acompanhando o canal.

    • Obrigado pelas dicas, xará Alexandre!
      Continue acompanhando o blog e o canal.

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Ciclo de Estudos
    • Como Estudar Para Concursos
    • Organização do Estudo

    Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

    Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

    Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

    08/05/2020