Método de Estudo virou Estudaqui!


Todos os artigos e materiais da Método de Estudo serão migrados para o estudaqui.com


Quem ganha com isso é você!

ENTENDA AS VANTAGENS
Como Estudar Para Concursos

Material de estudo para concurso público: pare de acumular apostilas!

É comum ter dúvidas em relação ao material para estudar para concurso público. Você pensa em adquirir um novo material de alguma disciplina? Será que isso é realmente necessário?

Neste post, tento responder a uma dúvida frequente de muitos concurseiros: “Quantos materiais de estudo para concurso público eu preciso para cada disciplina?”.

Material para estudar para concurso: quantidade ideal

“Quanto mais, melhor!” Será que essa afirmação é válida quando nos referimos à quantidade de material de estudo necessário para um concurso público? Definitivamente, NÃO!

Muita gente acaba ficando “viciada” em ter todo material disponível de cada disciplina. Parece aquela série de TV (Os Acumuladores) adaptada para o mundo dos concursos públicos.

Para responder à pergunta inicial, vou separar os tipos de materiais em teóricos e de exercícios:

Material teórico

Regra geral, você necessita de apenas um bom material teórico de cada disciplina na sua preparação.

Muitos concurseiros ficam com vontade de adquirir um novo material teórico por conta do lançamento de uma nova edição. Será que isso é realmente necessário? Às vezes, ouvem falar de PDF, livro ou aula que outra pessoa gostou e já querem adquiri-los.

Se você já tem um bom material teórico, estude-o com afinco. Ele vai ter todas as suas marcações e anotações. Isso que é importante.

Eu só recomendo a compra de outro material para estudar para concurso quando o

que você for prestar tiver um conteúdo programático não abrangido pelo seu atual ou for de um nível bem superior ao que o seu material contém.

Material de exercícios

Em relação aos materiais voltados para a resolução de questões, não há uma objeção à quantidade de material para estudar para concurso. Temos apenas que tomar cuidado e ter a ciência que o tempo e o dinheiro disponíveis são limitados.

Assim, “gaste” o seu material de questões. Resolva várias vezes e tire as suas dúvidas.

Resolver questões nunca é demais, mas como disse anteriormente, não temos todo o tempo e dinheiro do mundo. Infelizmente.

Quantos materiais de estudo para concurso público eu preciso para  cada disciplina?

Essa é uma pergunta que explico em detalhes no vídeo abaixo. Portanto, assista ao vídeo para tirar essa dúvida.

Espero que tenha gostado do vídeo e saiba aproveitar melhor o material para estudar para concurso que você tem.

Muitas vezes, a falta de foco sobre o que estudar ou por onde começar, vem de uma brecha natural de não conseguir se organizar com tanta facilidade.

Se você é um desses tipos de estudante, ter uma mentoria especializada na sua área de concurso público pode ser a diferença entre a reprovação e a conquista de uma vaga!

E foi para ajudar os estudantes esforçados, como você, que criei a Liga da Aprovação no Método de Estudo. Com a minha experiência como concurseiro, criei programas de mentoria exclusivos, nos quais atuo diretamente como mentor.

Conheça mais sobre cada mentoria e inscreva-se:

  1. Liga da Aprovação Fiscal e Controle: mentoria focada em quem deseja fazer concursos da área fiscal e controle – como Receita Federal, TCU e outros.
  2. Liga da Aprovação Policial: mentoria voltada para aqueles que irão prestar concursos da área policial, em geral.
  3. Jornada da Aprovação: é um curso GRÁTIS, que vai ajudá-lo a se preparar  para qualquer prova, área, ou tipo de estudo, com conhecimentos gerais para um bom desempenho nos estudos.

Um abraço do Alexandre Meirelles e não seja um acumulador!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto a imagem nas redes sociais:

Respostas

  • Boa noite

    Estudo para o concurso do INSS através de um bom material a 5 meses, porém recentemente adquiri alguns outros, um de lei seca e outro pacote completo com todas as disciplinas, as quais vão ser atualizadas até a data da prova.
    Minha dúvida é: deixo o material que já estava estudando e foco nesse novo, o qual pelo que pude perceber, é mais enxuto e com uma linguagem mais acessível ou continuo no que eu já estava anteriormente?

    • Eldrian,
      se vc estava rendendo bem com o outro, fique com ele, mas se acha q novo é melhor, mude. Analise isso matéria por matéria, se compensa mesmo mudar.
      Abs, Alex
  • Olá Alexandre
    Li o seu livro e procuro seguir tudo que posso.Mas tenho uma enorme dificuldade em organizar os horários para as revisões. Faço 3 horas de estudo diário durante a semana e 14 horas aos finais de semana.Dentro desses meus horários como posso introduzir as revisões para não perder muitas horas líquidas de estudo?

    Seu Livro é maravilhoso!
    Parabéns e muito obrigada!

    Abs,

    Daiane

    • Daiane,
      a revisão é fora do ciclo, mas dentro do seu estudo diário.
      Fico feliz por ter gostado do meu livro.
      Abs,
      Alex

  • Olá Alexandre,
    Estou lendo os resumos de direito administrativo e constitucional de Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, porém decidi recentemente estudar para o concurso de AFT. Verifiquei a bibliografia indicada para a área fiscal e nela constam ambos os livros da dupla para essas duas disciplinas., mas foram indicados os livros maiores e não os resumos.
    Diante disso, seria interessante ao concluir a leitura dos resumos, partir para o livro de questões comentadas do Edvaldo Nilo ou deveria ler mais outro livro de teoria dentre os indicados da lista?
    Obrigada!

    • Vânia,
      os resumos pro AFT sao insuficientes, precisa dos grandões mesmo.

      Abs,
      Alex

  • Trabalho só pela manhã e faço faculdade à noite. Tenho umas duas horas da tarde para estudar e a noite depois da faculdade. Meu trabalho é com atendimento tem horário que está tranquilo e consigo até ler pdf.
    Mas minha dúvida mesmo é a seguinte: Estudar só pelos pdf's vale a pena? Não consigo conciliar horários com video aulas, fica parecendo perda do pouco tempo que tenho. Tenho materiais de 3 cursos conhecidos aí me complico mais ainda para escolher por qual estudar.
    Estou estudando para um concurso escada por enquanto.
    p.s Tenho seu livro como de cabeceira, espero que um dia possa autografá-lo.
    Abraços

    • Rosy,
      muita gente é aprovada sem assistir a aulas, como eu fui, então não é obrigatório.
      Se vc está rendendo bem sem as aulas, continue assim.
      O autógrafo é de graça, o difícil é me encontrar rs.

      Abs,
      Alex

  • Alexandre,
    Bom dia.
    Sei que é extremamente importante estudar por livros atualizados. Há algum tempo estive estudando para concursos, parei, e estou voltando agora. Gostaria de adquirir materiais novos, mas como o Sr. mesmo afirma, não temos tanto dinheiro quanto gostaríamos para investir em materiais.
    Com quantos anos o Sr. considera o livro totalmente ultrapassado para os estudos?
    O Sr. acha suficiente atualizar o livro pela lei seca?
    Obrigada.

    • Karen
      depende da disciplina.
      Se ela teve poucas alterações, não precisa, mas tente baixar as atualizações no site da editora, se houver.
      Em algumas semanas um vídeo meu sobre este assunto irá ao ar, tá na agenda aqui pra gravá-lo.

      Abs,
      Alex

  • E quando vc compra um material de um professor pensando ser o ideal para vc, mas não consegue absorver, por não gosta da didática ou coisa do tipo. Vcs aconselham comprar outro, ou ficar nele até quem sabe um dia aprender o necessário para aquele certame?

    • Concordo com a opinião do Paulo.
      Se vc já estudou alguns capítulos e não está gostando, descarte-o e pegue outro.
      Estudar já é chato e se for por um autor ou professor que não gosta, aí fica muito mais difícil.

      Abs,
      Alex

    • Vou te responder, com opinião unânime e opinião dos primeiros colocados de qualquer concurso: Sempre estude com o material o mais didático possível, o mais fácil possível de você entender.Sempre pesquise também em fóruns e sites específicos materias que os primeiros colocados usaram para passar.Se vc tem um material e não gosta dele, descarta ele.É o bom material que vai fazer vc passar.Se vc não consegue absorver ele por qualquer motivo, descarte ele e compre outro de imediato.

  • Mestre, quando a bibliografia para concursos da área fiscal (versão 2017) vai ser lançada?

    • Tadeu,
      não tem quase nada a ser alterado depois da que está no site.

      Abs,
      Alex

  • OIá Alexandre!
    E quanto aos cursos que são em vídeo aula, valem realmente a pena? Ou é mais indicado utilizar materiais "palpáveis"? Abraço

    Att,
    Renan

    • Renan,
      se for uma matéria q é difícil para vc aprender só pelo material, sugiro q faça uma aula, mas já pras q vc entende bem só pelo material, não precisa de curso.

      Abs,
      Alex

  • Olá Alexandre,boa noite!
    Já logo antecipo que sei é que não gosta que lhe pergunte sobre livros,adoro qdo fala que quem entende de livros e editora.
    Pura verdade, rsrsrs....
    Como hoje vossa senhoria é quase um editor,então vou metralhar a pergunta; o senhor conhece o livro do Abelardo Puccini de matemática financeira?Recomenda para área fiscal?
    Pergunto isso porquê sei que gosta do assunto e matemática financeira é um assunto que acho pouco explorado pelos concurseiros da área.?
    Quebra esse galho aí irmão,fica bravo não.
    rsrsrs...Grande Abraço tricolor pra vc!!

    • Newton,
      eu tenho este livro há anos aqui em casa, mas eu o considero mais voltado pra faculdades etc.
      Existem vários livros muito bons da disciplina voltados pra concursos, então não entendo o motivo de procurar algo não voltado pra área.
      E essa dica serve pra qq disciplina.

      Abs,
      Alex

  • Olá, Alexandre Meirelles!
    A respeito da escolha de livros para cada disciplina. Você considera correto escolher os livros "manuais" ou "cursos" para as disciplinas "mais importantes", para determinado concurso, pois são cobradas com mais profundeza; e as "sinopses jurídicas" para as disciplinas "periféricas" do concurso?
    Desde já muito obrigado!
    Att.,
    Rômulo.

    • Rômulo,
      depende muito do concurso.
      Se for pra algum pesado da área jurídica, tudo bem, mas se for pra área fiscal, controle etc, sugiro sempre livros voltados pra concursos, e não esses mais acadêmicos.
      Quanto às sinopses, se forem pra disciplinas que valem poucos pontos e que não tenham pontuação mínima nelas, são boas opções sim.

      Abs,
      Alex

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

Alexandre Meirelles

Recent Posts

  • Como Estudar Para Concursos

Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

17/05/2020
  • Como Estudar Para Concursos

Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

08/05/2020
  • Ciclo de Estudos
  • Como Estudar Para Concursos
  • Organização do Estudo

Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

08/05/2020
  • Organização do Estudo

Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

08/05/2020
  • Análise de Cargos Públicos

Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

08/05/2020
  • Organização do Estudo

Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

08/05/2020