Ciclo de Estudos Como Estudar Para Concursos Organização do Estudo

Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para uma prova pode afirmar. No entanto, estudar não significa abrir os livros de qualquer jeito e ler sem raciocinar sobre o assunto. Para garantir sua aprovação, você deve selecionar seu material e organizar seus estudos. Como fazer isso? Um plano de estudo para concurso é o primeiro passo!

Continue lendo este artigo e aprenda como montar um plano de estudo para concursos e comece a se preparar hoje mesmo!

Por que fazer um plano de estudo para concurso?

O objetivo principal do plano de estudo para concurso é fazer com que você se organize para o dia de estudo. Colocar no papel – ou em uma planilha no computador – o que você precisa estudar é uma maneira de se manter concentrado e preparado para a prova.

Veja abaixo algumas das vantagens de fazer um plano de estudo para concurso:

#1. Organização

Estar organizado é o primeiro passo para conseguir montar um plano de estudos para concurso e garantir a produtividade na hora de estudar.

Com todas as matérias anotadas de maneira clara, você não tem que parar para pensar no que vai estudar toda vez que se sentar na cadeira.

#2. Motivação

Muitas vezes, quem está estudando para um concurso público se sente desmotivado porque não consegue mensurar a quantidade de matérias que ainda precisam ser estudadas.

Com um plano de estudo para concurso, você tem uma visão clara do que precisa fazer e fica mais satisfeito quando completa uma tarefa.

#3. Prioridades

Quando se tem um plano de estudo para concurso bem feito e detalhado, é possível definir suas prioridades, tanto nos estudos quanto fora deles.

Assim, você pode dedicar mais tempo para o que realmente importa. Isso não apenas aumenta sua produtividade como também deixa uma boa sensação de dever cumprido.

#4. Foco

Um dos grandes problemas de quem quer passar em um concurso público é não conseguir dar a atenção devida aos estudos. Porém, não há como cortar caminho: quem quer alcançar esse objetivo tem que estudar muito.

Com um plano de estudos para concurso, você se torna mais capaz de manter seu foco, já que tem um objetivo a cumprir em longo ou médio prazo – a prova – e em curto prazo – as matérias a serem estudadas.

No entanto, para que você possa tirar todos os benefícios possíveis do seu plano de estudo para concurso, é preciso montá-lo da forma certa e adaptá-lo às suas necessidades.

Vantagens e desvantagens do plano de estudo tradicional

Quando se faz uma rápida pesquisa para descobrir como fazer um plano de estudo para concurso, a primeira alternativa é um plano tradicional, muito difundido e utilizado por quem quer passar em um concurso público.

Nesse tipo de plano, também conhecido como calendário de estudo, é montada uma planilha com os horários de estudo, dias da semana e as matérias a serem estudadas, de acordo com o tempo disponível.

É muito simples e básico, o que pode ser uma vantagem para quem nunca montou um plano de estudo antes.

No entanto, esse tipo de plano de estudo para concurso pode trazer mais desvantagens do que benefícios, já que tem a pretensão de prever sua semana inteira – e você acaba tendo que adaptar toda a sua rotina em torno dele.

Nem sempre essa é uma boa abordagem para quem está estudando para um concurso público. Veja o porquê.

Digamos que na terça-feira você estude Português e Legislação. Mas em uma terça-feira em particular, você acorda doente e precisa ir ao médico.

Para retomar os estudos, será necessário readaptar toda a sua semana, dando uma sensação de atraso e acúmulo de matéria. Ou, em muitos casos, você simplesmente vai deixar de estudar Português e Legislação naquela semana, atrasando seus estudos.

Outro problema recorrente é que você nunca tem tempo de revisar, o que, embora importante, torna-se inviável com esse tipo de plano de estudos para concurso público.

Sendo tão linear, ele preenche todo o espaço de tempo com matérias novas, sem dar tempo de rever o que já foi estudado.

Por isso, usar um plano de estudo tradicional pode não ser a melhor ideia para um estudo regular e definitivamente eficaz.

Calendário de estudo e ciclo de estudo: qual é a diferença?

O conceito do ciclo de estudo criado por Alexandre Meirelles é a base do seu livro: “Como estudar para concursos”. Ele foi escrito especialmente para quem precisa se preparar para esse tipo de prova.

Segundo o Autor, usando o ciclo de estudo como plano de estudos para concurso, há tempo para revisar as disciplinas e flexibilidade para adaptar tudo à sua rotina.

A primeira diferença entre os dois tipos de plano de estudo está na planilha montada. No caso do ciclo de estudo, você deve distribuir na planilha o que é preciso estudar e o tempo necessário para cada matéria. Confira os detalhes no vídeo abaixo:

Digamos que a duração total de um ciclo de estudos hipotético tenha 20 horas e você tenha quatro matérias para estudar.

A ideia é que você atribua um tempo de estudo para cada uma e quando esse tempo acabar, você passe para a outra até que as 20 horas terminem. Depois você recomeça – por isso o nome “ciclo”.

Vantagens do ciclo de estudo para concurso

A primeira vantagem de utilizar o ciclo de estudo é que você pode decidir com base em alguns critérios, quanto tempo vai dedicar a cada matéria. Esses critérios podem ser:

  • Nível de dificuldade;
  • Quantidade de assuntos;
  • Peso na prova;
  • Quantidade de questões etc.

A principal vantagem, no entanto, é que não existem horários determinados para cada matéria: você estuda quando puder.

Digamos que você tenha que estudar uma hora de Inglês e uma hora de Português. Seus únicos tempos livres são a hora do almoço e antes de dormir? É só encaixar essas duas horas nesses momentos!

Se você não conseguir completar uma hora direto é só continuar de onde parou, assim que puder, e estudar até fechar uma hora.

Dessa maneira, não é você que se adapta ao plano de estudo para concurso, mas sim ele que se adapta a sua rotina, dando mais flexibilidade.

Além disso, como você sempre volta a estudar as matérias, há a possibilidade de fazer revisões. Assim, aquilo que ficaria perdido em sua memória pode sempre ser recuperado, treinado novamente e preparado para o dia da prova.

Dicas para montar seu ciclo de estudo

Neste momento, você deve estar se perguntando: “Ok, mas como usar na prática o ciclo de estudo como método para passar em um concurso público?”.

Temos três dicas normais, e mais uma dica bônus para você fazer seu ciclo de estudo de forma automática:

  1. Intercale as matérias de modo que as que são muito parecidas não fiquem coladas uma na outra no ciclo;
  2. Mesmo fazendo pausas, procure não estudar por mais de 1h30min seguidos para não cansar sua mente;
  3. Monte o ciclo de estudo inicial com poucas matérias, como as quatro do nosso exemplo, para se acostumar ao método, e depois comece a adicionar matérias mais complexas.

A última dica é a melhor de todas: se fazer tudo isso tudo parece pouco prático para você, então você deve conhecer o Estudaqui, um app para criar ciclos de estudo (e muito mais) que monta seu plano considerando os três aspectos que listamos acima, e ainda faz tudo de maneira automática.

Depois de testarmos muitos métodos de estudo diferentes podemos afirmar que o Estudaqui é o único do mercado que consegue fazer essa tarefa com maestria.

Com ele a tecnologia é uma aliada para aproveitar boas técnicas de estudo.

Outra dica importante para montar um ciclo de estudo efetivo é ter comprometimento. Sem horários pré-definidos para estudar as matérias, é fácil deixar para estudar depois e ir adiando seu cronograma.

Por isso, para não se perder em seu plano de estudo para concurso e se organizar bem, é importante estabelecer quando você vai estudar, e o Estudaqui também faz isso por você!

Quer mais uma? Desafiar-se para terminar os ciclos cada vez mais rápido. É uma ótima ideia para se motivar a estudar cada vez mais.

E Crie o hábito de estudar todos os dias. É a melhor maneira para fazer seu plano de estudo para concurso realmente render.

Com organização, motivação e suas metas sempre em mente, você estará mais preparado no dia da prova, com toda a matéria estudada e revisada, pronto para alcançar seus objetivos!

Quer melhorar o seu método de estudo e aumentar as chances de passar em um concurso público?

O Estudaqui te ajudará a estudar e a montar um plano de estudos eficiente, personalizado e que atenda às suas necessidades. Com ele você sabe como, quando e o que estudar.

Com um só clique você seleciona a prova que você irá fazer e com outro clique organiza toda a sua rotina dentro do modelo de ciclo de estudos, considerando a sua facilidade PESSOAL em cada disciplina.

Também possui a funcionalidade de controle para que você possa ver o quanto já avançou em cada disciplina e o quanto falta para terminar seu ciclo.

Além de tudo isso, há estatísticas e métricas especialmente pensadas para que você consiga melhorar o seu estudo diariamente e consiga a aprovação no menor tempo possível!

Conheça o melhor aplicativo para estudo do Brasil.

Um abraço, e bons estudos!

Respostas

  • Olá aqui é a Madalena Dos Santos, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • Oi professor, grande trabalho! Li vários artigos seu no blog e entendi quase tudo sobre o ciclo, menos onde entram as revisões, sei que estão fora do ciclo, mas como encaixá-las, então, na rotina de estudos? Obrigado!!!

    • Rafael, tire um tempo do dia pra fazer suas revisoes, fora do ciclo. Abs, Alex
  • Boa noite.
    Ainda não entendi como funcionam as revisões. Devem ser feitas semanalmente ou quando finalizar o bloco?

    • Manoela,
      vc é nossa aluna da liga ou viu as revisões em algum livro ou vídeo?
      Abs, Alex
  • Excelentes dicas !
    É bom para quem não tem muito tempo para estudar ou quem não consegue fazer um cursinho. Planejar seus estudos, é uma maneira muito boa de colocarmos todas as matérias em dia
    Valeu ?

    • Obrigado pelo comentário, Mirian.
      Planejar é uma ótima forma de otimizar o tempo de estudos ;)
      Desejamos muito sucesso em sua preparação e não deixe de acompanhar nossos próximos conteúdos aqui no blog e em nosso canal no Youtube!
      Abraços e bons estudos!!!

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

    Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

    08/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Jeito fácil de montar ciclos de estudo e ganhar horas preciosas

    Existe um jeito fácil de montar seus ciclos de estudo? Teria como usar tecnologia para…

    08/05/2020