Quantas horas estudar por dia para concurso?

Hoje abordaremos um tema muito popular ao se preparar: quantas horas estudar por dia para concurso público.  Muitos concursandos e concursandas chegam com essa dúvida pra gente, como se fosse uma receita pronta para a aprovação. É comum pensar assim, principalmente no começo, quando o candidato ainda está perdido ou quando ele se sente ansioso, o que faz ele estudar para concurso em uma carga horária errada ou mal planejada. Mas é uma pergunta com tantas variáveis que dizer “estude 12 horas por dia” é muito simplista e não vai levá-lo ao seu tempo de estudo ideal. Vou explicar porquê.

O tempo de estudo ideal para você

Embora a quantidade de horas diárias de estudo seja um fator importante nessa jornada, só encher seu dia até além do limite com horas de estudo não vai garantir sua aprovação. Digamos que você passe dez horas diárias em um curso preparatório. Você tem a aula presencial (das 8 às 12h) e à tarde continuava estudando até as 18h.  Teoricamente, você estuda dez horas por dia. Mas durante essas dez horas estavam inseridas as pausas para cafezinho, mexer no celular, uma batida de papo aqui e ali… Ao chegar a sua casa, você ainda faz suas refeições, toma banho, lida com problemas domésticos.  No fim das contas, essas 10 horas se convertiam em, no máximo, umas cinco de estudo efetivo.

Mais importante que a quantidade de horas é a qualidade do estudo.

Não podemos estabelecer uma quantidade “x” de horas diárias de estudo sem levar em conta cada pessoa. Uns trabalham outros não; uns frequentam academia, praticam algum esporte etc. Outro fator importantíssimo: família. Você não vai deixar de lado sua mãe ou pai para fazer concurso público. Essas circunstâncias, por si só, interferem diretamente na quantidade de horas que poderão ser destinadas aos estudos. Cada atividade consome uma parcela de nosso limitado dia.

Embora seja verdade que ao estudar será necessário abrir mão de algumas coisas, não há como você se abdicar do resto da sua vida.

O quanto você já sabe ao estudar para concurso

Ainda falando de particularidades, é fundamental destacar que há pessoas que possuem mais facilidade para alguns conteúdos. Isso poderá interferir na quantidade de horas também. Cada um precisa levar em conta as suas necessidades e ajustar seu tempo de estudo de acordo com as disciplinas mais difíceis, com mais tempos para ela. O que você já tem uma boa base ou já terminou de estudar, faça as revisões e use o tempo para estudar as matérias mais “cabeludas”.

Outro fator decisivo é se você trabalha. A grande maioria das pessoas estuda e trabalha ao mesmo tempo, e isso limita bastante o quanto você tem de tempo livre.

Estudar com qualidade é sempre superior a tempo mal usado

O descanso é fundamental para a aprovação. Estudar esgotado faz seu rendimento cair muito, e no final você não estará preparado. Se você pode destinar apenas três horas diárias para o estudo, faça com que essas três horas tenham o melhor rendimento possível. Saiba estudar. Caso você possa estudar quatro horas, com qualidade, estude. Se você tem dez horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com seis ou mais horas de estudo, respeite isso, pelo menos até um dia conseguir alcançar mais horas. Não adianta estudar só trinta minutos por dia com qualidade, nem dez horas sem ela.

Torno a dizer, qualidade de estudo é essencial. Aprenda a fazer seu ciclo de estudos aqui, e e não seja mais um candidato que sabe o conteúdo mas não consegue a aprovação.

Um abraço, Alexandre Meirelles!

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *