Ciclo de Estudos

Rotina de estudos: saiba como se dedicar e ser mais produtivo

Muitos concurseiros não conseguem criar uma rotina de estudos: eles preferem estudar quando conseguem, abrindo o primeiro livro que veem pela frente e ficando horas em cima da mesma matéria. Isso quase sempre é ineficaz e pouco produtivo, sendo necessárias muitas horas de estudo para não aprender tanto.

Saber criar uma rotina de estudos bem organizada é essencial para estudar mais, aproveitar seu tempo e não se render à exaustão. Além disso, um bom ciclo de estudos deve contar com uma boa produtividade, em que você precisa do mesmo tempo para aprender a matéria e, assim, estudar mais e melhor.

Por isso, no texto de hoje, vamos dar diversas dicas para melhorar sua rotina de estudos. Venha conferir!

Rotina de estudos por toda a semana

É importante manter uma rotina de estudos organizada para que tenha controle, inclusive, nos finais de semana.

O primeiro passo para organizar seu ciclo de estudos é definir quanto tempo você tem para estudar. Isso pode variar muito de pessoa para pessoa – alguns ainda estão na faculdade, outros trabalham, outros têm filhos para cuidar etc. Por isso, essa parte do seu planejamento é muito particular.

Vamos dar algumas dicas para que você se organize melhor com o tempo que tem:

Dias de semana

Organizar sua rotina de estudos nos dias de semana é, basicamente, aprender a equilibrar suas outras tarefas com seus estudos. Se você ainda estiver na escola ou na faculdade, significa ter que estudar ainda mais horas do que o normal. Se você trabalha, significa ter pouco tempo e estudar quando se está cansado.

O segredo é tentar espalhar os estudos durante toda a semana, evitando que você precise estudar por períodos muito longos de uma só vez. Estudando por umas três horas por dia, de segunda a sexta, com intervalos, você já cobre muitas disciplinas.

Para quem estuda

Quem está na faculdade, no cursinho ou em qualquer instituição de ensino pode usar isso ao seu favor na hora de estudar para concurso. Tire dúvidas com seus professores, organize-se para estudar na biblioteca da faculdade, pegue livros emprestados do acervo.

O tempo do deslocamento, se você usa o transporte público, também pode ser aproveitado, assim como a hora do almoço. Mas não exagere: o descanso também influencia na sua produtividade.

Para quem trabalha

Quem trabalha, ou trabalha e estuda, tem menos tempo de se dedicar para concursos públicos. Mas não pense que isso é impossível: aproveitando pequenos intervalos, tempo de deslocamento e horários de estudo vagos durante a semana, é possível estudar bastante e não acumular matérias demais para o fim de semana.

Fim de semana

Mesmo que esses sejam os únicos dias em que você pode dormir até mais tarde, os finais de semana também são os únicos dias em que, provavelmente, você tem mais tempo para estudar. Procure se organizar para utilizar essas horas a mais sendo produtivo, mas não se esqueça: crie uma rotina de estudos que também respeite seu descanso.

Muitos gostam de usar os finais de semana para fazer uma revisão geral de toda a matéria, mas isso nem sempre funciona. Se sua semana for muito ocupada, utilize o sábado e o domingo para colocar matérias mais pesadas em dia, revisar as matérias mais simples e fazer muitos exercícios de fixação.

5 dicas para organizar sua rotina de estudos

A organização pode mudar tudo em sua rotina de estudos. Afinal, ninguém consegue adquirir um novo hábito sem dedicar algum tempo para organizá-lo e garantir que sua atual rotina está pronta para ser ajustada.

Confira abaixo algumas maneiras simples de organizar sua vida e estudar mais no dia a dia.

  1. Faça dos estudos uma prioridade. Se você não colocá-los em primeiro lugar, qualquer motivo se transformará em uma desculpa para não estudar.
  2. Use uma agenda, planner, calendário ou bullet journal para se organizar. Todas essas são ferramentas que funcionam para se planejar visualmente, dividindo seus horários de estudo e o tempo de outras obrigações. Experimente e descubra qual funciona melhor para você!
  3. Pequenas atitudes, como usar canetas coloridas, adesivos, post-its e marcadores em suas anotações pode motivá-lo a estudar e deixar a memorização mais fácil. Esses materiais não são indispensáveis, mas se puder, tenha-os por perto.
  4. Baixe aplicativos que bloqueiam sites e aplicativos de redes sociais. Assim, você fica menos tentado pelas distrações quando tiver que estudar.
  5. Procure por diversos materiais que o incentive a estudar mais em cada um dos seus intervalos. Alguns aplicativos de flashcards são muito úteis quando você precisa memorizar palavras, datas ou fórmulas, e podem ser utilizados na fila do banco, no transporte público, na sala de espera do dentista ou em qualquer outro tempo vago que você tiver. Videoaulas também são boas maneiras de reforçar o que você aprendeu quando se tem pouco tempo.

7 dicas para ser mais produtivo

Ter uma boa alimentação, organização e ter períodos de descanso ajudam muito na hora dos estudos.

Nossa produtividade é afetada por diversos elementos. Alguns deles são fatores que nem sempre conseguimos controlar, como nosso humor. Mas outros são mais fáceis de lidar, quando nos planejamos bem.

Veja abaixo algumas dicas para melhorar sua produtividade e estudar mais em menos tempo:

  1. Tenha objetivos claros para cada uma de suas tarefas. Como objetivo de longo prazo, você tem o concurso público. Mas tudo o que você faz deve ter um objetivo – por exemplo, fazer 10 exercícios de Português para entender a regra da crase.
  2. Planeje-se com antecedência. Abrir os livros sem saber o que estudar pode atrapalhar toda sua rotina de estudos. Quando você sabe exatamente o que deve fazer, tudo flui com mais facilidade e você se sente mais preparado para aprender.
  3. Organize seu ambiente. Uma mesa de estudos sem tralhas atiradas por todos os cantos – canetas que não funcionam, embalagem de doces, xícaras vazias – tem menos distrações e faz com que você possa se focar melhor no que importa: a matéria.
  4. Descanse. Fazer pausas, no máximo, a cada uma hora e meia de estudo, ajuda sua cabeça a descansar. Quando você volta da pausa, consegue se concentrar melhor e estudar mais. Dormir bem também entra nesse quesito, já que o sono influencia em nosso humor, concentração e memória.
  5. Alimente-se bem. Não viva apenas de café para se manter acordado. Controle o consumo de cafeína e tente comer lanches mais saudáveis ao longo do dia, como frutas, castanhas e nozes. Quando estamos doentes, nossa produtividade cai consideravelmente. E os lanches podem ser ótimas desculpas para fazer uma pausa e recarregar suas energias.
  6. Pratique exercícios físicos. A atividade física melhora a circulação, aumenta nossa disposição e diminui o estresse, além de fazer bem para a saúde. Tudo isso influencia em nossa produtividade.
  7. Experimente a meditação. Quem medita costuma ter uma facilidade maior em se concentrar e mantém o foco por mais tempo. Comece aos poucos, com 5 minutos por dia, e vá aumentando com o tempo. Existem muitos aplicativos que podem ajudá-lo nessa tarefa!

Aplicando essas dicas de organização e produtividade, sua rotina de estudos será mais eficaz, mesmo que você não tenha tanto tempo para se dedicar.

O mais importante, no entanto, é sempre manter os estudos como uma prioridade, cuidar de sua saúde e se lembrar de que sempre vão existir obstáculos, mas sua força de vontade pode tirar todos eles do caminho.

Quer mais dicas para melhorar sua rotina de estudos e se preparar para o próximo concurso? Venha conhecer a Método de Estudo!

Respostas

  • Ótimas informações! Nesse momento precisamos de dicas para nos cuidar muito mais!

    • Olá, Karina, tudo bem?
      muito obrigado pelo comentário.

      Bons estudos.

      Abraço

  • Alexandre, a respeito das questoes, vc me indica algum site para elas ??

    aos finais de semana irei fazer questões de todos os assuntos estudados durante a semana, por isso minha dúvida sobre qual site de questões utilizar.

    att.

    • Olá, Igor, tudo bem?
      Temos em nosso site, https://www.metododeestudo.com.br/, a bibliografia recomendada pelo Alexandre Meirelles para os concursos da área fiscal, incluindo sites de questões ;)
      Para ter acesso, na parte superior do nosso site, em “Materiais Gratuitos”, você deverá clicar em” bibliografia área fiscal” e inserir seu nome e email.
      Aguarde em seu email o material e não se esqueça de verificar a caixa de spam.
      Abraços e bons estudos!!!

  • Mestre alexandre, você poderia me recomendar algum programa de cronometro no windows 7?Aguardo resposta

  • Peço ajuda, para montar um bom Ciclo de Estudos, para o Concurso da PRF...
    Desde já agradeço pela atenção.

  • Gostaria da ajuda, da equipe do método de estudo, no sentido de dar dicas de como evitar a PROCRASTINAÇÃO. Isso me consome....

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Ciclo de Estudos
    • Como Estudar Para Concursos
    • Organização do Estudo

    Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

    Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

    Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

    08/05/2020