Simulado para concurso público: Quando fazer?

Para quem é concurseiro, é fundamental manter uma rotina de muita dedicação aos estudos. São meses e, às vezes, anos lendo livros, apostilas e matérias na internet. Mas, além de toda essa preparação, o candidato deve fazer também testes e simulados para concurso público, pois por meio deles é que se tem uma real noção de como anda a evolução de seus estudos, e se você já está pronto para a prova.

Contudo, fazer um simulado no momento errado pode ser mais prejudicial do que benéfico. No texto de hoje vou explicar mais sobre a importância dos simulados na preparação do concurso e quando você deve fazer um!

Ajustando seu ciclo de estudos

Já falei aqui no blog sobre como montar um ciclo de estudos e o peso que você deve dar para cada matéria. Ao fazer simulados, o candidato visualiza o nível de dificuldade do concurso e se familiariza com o estilo da banca que vai aplicar a prova. Assim, ele tem mais clareza na hora dos estudos, focando nas disciplinas em que ele possui mais dificuldade e de maior relevância para o concurso em questão. Nesse ponto, fazer um simulado é excelente para ajustar sua rotina de estudos.

Administração do tempo para resolução de questões

O treino para solução de exercícios ensina o candidato a administrar o tempo de resolução da prova. Quando feito com regularidade, o simulado para concurso público também contribui para que o candidato fique calmo e concentrado para resolver a prova dentro do tempo exigido no edital. Não tem jeito, para você se tornar craque na resolução de questões de concurso de maneira rápida, você precisa praticar.

Um simulado com o mesmo número de questões que a sua prova terá, pode mostrar se você precisa responder mais rápido às questões e em quais matérias está demorando muito. Fazer isso mais de uma vez também vai ensiná-lo a administrar seu tempo melhor, como quais questões você deve pular e voltar mais tarde ou simplesmente ignorar.

Marcação de gabarito correta

No momento da prova, o candidato costuma deixar pouco tempo para marcar o gabarito, fazendo com que o cansaço e a falta de tempo atrapalhe na marcação correta. Treinar isso enquanto ainda se está estudando é uma forma de ajudar o concursando a acertá-la. Mais uma vez, isso faz parte da administração de tempo necessária para fazer a sua prova.

Essa prática não vai vir de você resolvendo exercícios no conforto de casa com todo o tempo necessário para cada um deles. A maneira correta de melhorar é fazendo questões de concurso dentro de um limite de tempo, fazendo um simulado.

Relembrar conteúdos por meio de questões de concurso

Depois de muito tempo estudando o conteúdo de cada matéria, o candidato costuma esquecer o que aprendeu quando começou a estudar. Fazer simulado para concurso público traz novamente à mente os temas e as matérias estudadas inicialmente, ajudando a fixar ainda mais o conteúdo. Não é mesma coisa do que fazer uma revisão semanal ou mensal, que deve fazer parte constante do seu plano de estudos. Mas é uma boa forma de exercitar a memória também.

Quando devo fazer simulado para concurso público?

Esse é, talvez, o ponto mais decisivo. Dadas as inúmeras vantagens que fazer simulados podem trazer, você já deve estar pensando em fazer um. Mas cuidado: Se você não estiver minimamente preparado, vai se frustrar.

Caso você não consiga fazer boa parte das questões a tempo, ou não conseguir uma nota boa, poderá ficar desanimado. Se você ainda tem muito conteúdo para estudar e muitas revisões para fazer, não perca seu tempo em algo que pode servir apenas para desestimulá-lo.

Foque no estudo das disciplinas e tente fazer um simulado mais tarde, devidamente preparado. Confira nosso vídeo:

Agora que você já sabe quando fazer um simulado para concurso público e a importância dele para seus estudos, mãos à obra! Cada hora dedicada é mais uma hora próxima da aprovação.

Um abraço, Alexandre Meirelles!

You have Successfully Subscribed!

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *