Como Estudar Para Concursos

Vídeo ou PDF: o que priorizar na hora de estudar para concursos?

Em meio a tantas disciplinas para aprender, é comum bater a dúvida: vídeo ou PDF – o que ver primeiro na hora de estudar?

Mas não se preocupe, colega! Priorizar a aula ou o material didático é uma escolha que varia de acordo com o seu nível de dificuldade ou familiaridade com a disciplina estudada.

Eu vou te ensinar a melhor alternativa para conciliar estes dois métodos de estudo.

Hoje existem vários suportes e fontes de consulta para otimizar e organizar a sua rotina de estudo. Entre as alternativas mais populares, é possível citar as aulas em vídeo e o PDF de materiais didáticos.

Antes de prosseguirmos, saliento que livros e PDFs para concursos são praticamente a mesma coisa, então neste texto tudo que eu me referir a PDFs serve para livros também.

Por isso, uma dúvida muito comum entre os concursandos é: vídeo ou PDF? Por qual meio devo estudar primeiro?

Em primeiro lugar, você precisa saber que não há jeito certo ou errado de iniciar um estudo. O mais importante é entender o suporte ideal de acordo com o seu nível de conhecimento sobre o assunto.

Cada pessoa tem um perfil diferente, bem como aptidões e formações variadas – dessa forma, há um método de estudo adequado para cada caso.

É importante lembrar que vídeo ou PDF não é uma dualidade! Lembre sempre que diferentes metodologias de estudo podem e devem ser conciliadas para gerar uma melhor preparação do concursando.

No caso de disciplinas difíceis e detalhadas, é fundamental que o estudo seja reforçado por um segundo processo de aprendizado.

Com a facilidade de acesso à internet, estudar por material em vídeo ou PDF se torna uma dúvida cruel!

Por isso vou levantar aqui as vantagens e desvantagens de cada tipo e como fazer a escolha certa em cada caso. Continue a leitura!

Vídeo ou PDF: qual a melhor escolha?

Primeiramente, vou apresentar os prós e contras no embate entre vídeo ou PDF. Confira!

Vídeo

As videoaulas geralmente têm um conteúdo adequado e são ministradas por professores renomados. Por ser um material perene, disponibilizado na internet, podem ser assistidas em diferentes lugares.

Sua velocidade de reprodução costuma otimizar o aprendizado. No entanto, sua principal falha está na dificuldade de revisão de conteúdo.

Absorver um conteúdo em vídeo exige a elaboração de resumos, quadros ou mapas mentais para facilitar a revisão. Afinal, você não quer assistir à mesma aula por várias vezes, né?

Além disso, as aulas online são um grande apoio para concursandos que moram em centros mais distantes e têm menos acesso a bons cursos e professores renomados.

No entanto, colega, se você é adepto das videoaulas, é importante ter o senso crítico de avaliar o quanto elas estão sendo produtivas.

O maior problema das aulas em vídeo é tomar um tempo excessivo do aluno!

Alguns professores podem ser ‘lentos’ demais, o que é um problema. Se for este o caso, pode solucionar um pouco esse problema utilizando players com aceleradores de vídeo.

PDF e outros materiais de apoio

Os conteúdos em PDF e outros materiais de apoio, em geral, combinam trechos de vários livros de maneira sintética, concentrando-se nos assuntos mais cobrados nos concursos.

Além disso, o PDF e outros materiais de apoio permitem que o próprio candidato controle o seu ritmo de estudo. A revisão é facilitada, uma vez que o candidato pode fazer marcações no próprio material.

Além disso, é possível imprimir os textos, caso você prefira estudar longe do computador e seguir de forma mais rápida nas matérias em que tiver mais facilidade e de forma mais lenta quando houver mais dificuldade.

O material em PDF não depende de uma conexão estável com a internet. Basta salvá-lo que ele estará disponível a qualquer momento.

As videoaulas são aliadas das disciplinas difíceis

Como eu já disse anteriormente, escolher entre vídeo ou PDF depende do contexto e da sua necessidade no momento.

Se você já tem resistência e dificuldade com uma determinada matéria, ou têm dúvidas quanto ao assunto, o ideal é assistir à aula primeiro para pegar um conhecimento geral.

Se a matéria em questão for naturalmente mais complexa, como contabilidade, disciplinas de exatas e algumas legislações, não hesite em primeiro assistir à aula para entender o assunto e, assim, depois seguir para estudar o material com mais confiança.

Cálculos e resolução de problemas têm seu aprendizado facilitado com as videoaulas.

Ouvir a explicação do professor, nesses casos, pode fazer muita diferença na hora de aprender a resolver um exercício!

Já conhece o assunto? Aposte no estudo aprofundado!

Se você tem facilidade, aptidão ou gosto pelo conteúdo em questão, vale a pena apostar em um estudo aprofundado do PDF ou material auxiliar sem assistir a aulas. Se houver necessidade, assista às aulas.

Afinal, dependendo da sua formação, é possível dispensar as aulas e aprender mais sobre um determinado assunto com algumas horas de leitura.

Se você estudar o material e entender o assunto, é possível poupar o tempo gasto com a aula e otimizar o seu tempo estudando um próximo assunto.

Dúvidas no meio do caminho: o que fazer?

Mesmo com as disciplinas que você tem facilidade pode ocorrer de no meio dos estudos, surgirem algumas dúvidas. Dessa forma, a melhor alternativa é assistir às aulas e buscar ajuda de um profissional.

Em resumo, colega, cada disciplina se adapta melhor a um suporte! As mais fáceis e intuitivas podem ser facilmente absorvidas pelo PDF, enquanto as mais exatas exigem o suporte do professor.

Mais importante do que pensar na melhor escolha entre vídeo ou PDF, é utilizar todos os métodos capazes de sanar as suas dúvidas e tornar o momento de estudo mais produtivo.

Encontrando maneiras mais eficientes de estudar

Escolher entre vídeo ou PDF é apenas uma de muitas questões que martelam na sua cabeça, não é mesmo?

Para ajudá-lo na sua preparação, te apresento os programas da Liga da Aprovação:

  1. Liga da Aprovação Fiscal e Controle: mentoria focada em quem deseja fazer concursos da área fiscal e controle – como Receita Federal e outros.
  2. Liga da Aprovação Policial: mentoria voltada para àqueles que irão prestar concursos da área policial, em geral.
  3. Liga da Aprovação Demais Áreas: mentoria voltada para aqueles que irão prestar concursos das áreas de Tribunais, INSS, Bancários (BACEN, BB, BNDES, CEF ets), Cargos Administrativos (Técnicos e Analistas do Executivo, Legislativo e Judiciário), Formações Específicas (Engenheiro, Médico etc), e outras carreiras, como Petrobras, CVM, Carreiras Militares, e muitas outras.
  4. Jornada da Aprovação: é um curso GRÁTIS, que vai ajudá-lo a se preparar  para qualquer prova, área, ou tipo de estudo, com conhecimentos gerais para um bom desempenho nos estudos.
  5. Pilares da Aprovação: um curso rápido, objetivo e focado com tudo o que você precisa saber para entender melhor as diversas áreas de concurso, como eles funcionam, quais materiais ou cursos adquirir, como organizar seu estudo e como administrar seus recursos financeiros para a árdua caminhada rumo à aprovação.
  6. Passaporte Jornada da Aprovação: quer todos os benefícios das mentorias e cursos da Liga em um único pacote? Com o Passaporte, você tem acesso a 6 meses de conteúdo, canal direto comigo, Alexandre Meirelles, grupo privado no Facebook e muito mais por um preço exclusivo.

Um desses programas de mentoria vai ajudar você a se preparar na área que pretende se dedicar aos estudos!

Profissionais com know how de alto nível vão auxiliá-lo, afinal, seu tempo de estudo merece ser valorizado. Comece hoje a trilhar o caminho da sua aprovação.

Um abraço, Alexandre Meirelles.

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar este artigo nas redes sociais:

Respostas

  • Olá... Estou com uma dúvida em relação ao estudo do edital. O ideal é estudar uma disciplina por vez até encerrar e começar a outra ? Exemplo no meu caso estudo português, assim que concluir todo o assunto começo matemática ?

  • Fala Alex. Qual maneira você acha mais produtiva e se aliar Vídeo/PDF?

    1) assistir os vídeos, pausando-os para fazer os resumos e após terminar de assistir TODOS os vídeos do curso, partir para os PDFs.

    2) assistir um pouco do vídeo (30 min por exemplo) sem anotar nada, e depois ler aquele assunto no pdf e grifar as partes mais importantes e fazer o resumo no dia seguinte.

  • eu tenho uma dúvida, quanto aos exercícios, você me recomenda a imprimir os exercícios e resolve-los ou eu faço eles pelo pdf mesmo ?

    • Yago, depende do seu costume e da grana, eu gostava de imprimir, mas a maioria hj em dia nao os imprime mais. Abs, Alex
  • Olá,

    Estudo há um ano e meio para Receita federal com livros. Bons livros por sinal! Mas acabei de contratar um serviço de Coaching para ajudar. Só que o meu mentor sugeriu começar a estudar tudo de novo por PDFs conhecidos, porque possuem mais questões comentadas do que os livros. Poxa, começar a estudar tudo de novo agora que já terminei os livros vale a pena? Não seria melhor focar agora só em questões? Demorei este período todo para ler livros. Tenho medo de não dar tempo até a data da prova de ler todos estes PDFs.

    • Claudia, seria antiético de minha parte opinar sobre o trabalho de outro colega, entao desculpe-me por nao a responder, ok? E prefiro nem saber quem é rs. Abs, Alex
  • Olá . Queria uma dica de um
    Curso de Matemática básica e ensino médio gratuitos com material e vídeo aulas gratuitas. Estou precisando muito estudar . Peguei a dica é quero colocar em prática. Agradecer e muito .

    • Cauê
      somente procurando vídeos diversos no youtube, mas nao espere algo muito bom pra concursos q seja gratuito.
      Abs, Alex
  • Olá . Queria uma dica de um
    Curso de Matemática básica e ensino médio gratuitos com material e vídeo aulas gratuitas. Estou precisando muito estudar . Peguei a dica é quero colocar em prática. Agradeceria e muito .

  • Estou iniciando os meu estados para concursos escolhei a área fiscal como foco, estou começando do básico MESMO, porem estou com uma certa dificuldade, quando eu leio o PDF não entendo tão bem, quanto as vídeos aulas, as vídeos aulas são muito extensas e acabo perdendo um bom tempo, pois eu paro os vídeos para anotar o que o professor diz, quando eu assisto as aulas, sinto que aprendo e entendo o conteúdo, logo que termino, volto para o PDF e o leio novamente.
    Sei que se continuar assim, vai demorar muito tempo, sinto que aprendo assim, mais não ando com o conteúdo da forma que eu queria.
    O que eu faço?

    • Isabela,
      vc está começando, o início é mais lento mesmo, até vc pegar o ritmo depois de alguns meses.
      Por isso q estudar pra concurso leva tempo.
      Abs, Alex
    • olá isabela, eu também estava assim copiava tudo e para muito os vídeos. eu vi que não estava absorvendo muito.eu comecei a ver as vídeos aulas e depois ia para o PDF,fazendo meia hora de cada, e nada de copiar só vendo é lendo duas vezes os PDF,pois a gente fica preso e fazer resumos sendo que nem ainda entendendo ou dominamos os assuntos,eu primeiro estou aprendendo para depois lá na frente fazer resumos.

  • Olá.Gostei do artigo. Aguardo mais dicas como esta.Como eu estou começando agora, essas dicas são muito importantes.SÃO TOP.

    • Obrigado pelo comentário, Evy.
      Ficamos felizes em saber que nossos conteúdos são importantes para sua preparação =)
      Não deixe de acompanhar nossas próximas dicas aqui no blog e em nosso canal no Youtube também.
      Abraços e bons estudos!!!

  • Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

    • Obrigado pelo comentário, Evy.
      Ficamos felizes em saber que nossos conteúdos são importantes para sua preparação =)
      Não deixe de acompanhar nossas próximas dicas aqui no blog e em nosso canal no Youtube também.
      Abraços e bons estudos!!!

  • Qual a melhor forma de proceder com pdfs que possuem muitas questões? Resolver todas as questões quando terminar o conteúdo da aula? ou resolver apenas algumas no final da aula e depois ir resolvendo as outras nas revisões?

  • Mestre, Alexandre! Você acha que fazer marcações/grifos durante a leitura do pdf substitui a elaboração dos resumos escritos?

    • Maikon, na maioria das situações, sim. Abs, Alex
  • Eu costumo usar os dois,procuro sempre aliar a teoria(video-aulas ou pdf) a muitos exercícios pois ajudam a fixar o conteúdo e dão uma visão geral do que é cobrado nos certames.

    • Olá, Pedro. Agradecemos a sua colaboração. Aliar teoria com exercícios é mesmo uma ótima forma de estudar e fixar o conhecimento. Continue acompanhando nosso blog, esperamos que nossos conteúdos sejam úteis em sua preparação. ! Abraços e bons estudos =)

  • Mestre alexandre, tenho um duvida: é melhor ler o pdf todo e depois resumir no próprio material ou ler cada parte ou tópico do pdf e em seguida resumir no material paulatinamente?Aguardo resposta

    • Tadeu,
      cada pessoa prefere de um jeito, nao tem uma regra pra isso não.
      Abs,
      Alex
  • Perfeitas suas explicações! Foi direto ao ponto. Muito obrigada pelas dicas!!!!
    Abraço

    • Olá Ivanildes, obrigado pelo retorno. Se tiver alguma sugestão de temas é só falar...Abraços e bons estudos!

Deixe uma resposta

Deseja se juntar a discussão?

Sinta-se livre para contribuir!


Liga da Aprovação

    Alexandre Meirelles

    Recent Posts

    • Como Estudar Para Concursos

    Os 10 maiores obstáculos dos concursos fiscais

    Os concursos públicos da área fiscal tem suas características e, entre elas, suas dificuldades. As…

    17/05/2020
    • Como Estudar Para Concursos

    Não consigo estudar! Há uma solução emergencial para essa situação?

    Dedicar-se a passar em um concurso público significa deixar de lado alguns hábitos e se…

    08/05/2020
    • Ciclo de Estudos
    • Como Estudar Para Concursos
    • Organização do Estudo

    Plano de estudo para concurso público: aprenda como fazer

    Fazer um concurso público exige muito estudo. Isso qualquer um que esteja se preparando para…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como organizar um ambiente de estudo | GUIA completo

    A organização na preparação para um concurso público é extremamente importante. Não só a organização…

    08/05/2020
    • Análise de Cargos Públicos

    Quais são os melhores concursos públicos do Brasil atualmente?

    Hoje existem concursos públicos variados para diferentes escolaridades, áreas e cargos. Mas você já pensou…

    08/05/2020
    • Organização do Estudo

    Como se organizar para estudar para concurso público sem estresse

    Pensar em como se organizar para estudar para concurso público pode ser muito estressante. Afinal,…

    08/05/2020